RELAT RIO PARCIAL DE PESQUISA

Páginas: 4 (825 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015


RELATÓRIO PARCIAL DE PESQUISA – INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Nome do Acadêmico: Gabriela Griesbach Lopes
Modalidade de pesquisa: Acadêmico(a) Bolsista Interno
Orientador: Marcos Leandro Silva OliveiraTítulo de projeto: Caracterização das amostras de solo e produtos da empresa Beigrupo
Período: 2014/1

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS

1. Atividades desenvolvidas
As tarefas realizadas nestesemestre foram de ordem pratica, e foram as seguintes: coleta, preparação e analises dos produtos (adubos, fertilizantes e substratos) da empresa Beigrupo e de solos coletados de parreiras de uva na cidadede Garibaldi-RS. O presente trabalho tem como objetivo estudar as amostras de solo com possíveis contaminações de cobre e outros metais pesados e analisar a matéria prima dos produtos orgânicos daempresa Beigrupo.
As amostras passaram pelas seguintes analises: cromatografia iônica (ânions Cl-, Br-, NO3-, PO4-3, SO42), determinação da condutividade elétrica, potencial hidrogeniônico, potencialoxi-redutor, demanda química de oxigênio e teste de lixiviação segundo normas europeias ("Batch") e por percolação controlada tanto para solos como para resíduos sólidos. Algumas dessas análises jáforam feitas e seus resultados serão apresentados no presente trabalho.
2. Coleta das amostras
Foram coletadas amostras de bagaço e engaço de uva, cama de aviário, turfa e cinza de casca de arrozutilizada como matéria prima nos produtos finais da empresa Beigrupo localizada em Garibaldi-RS.
Também foram coletadas amostras de solo de duas parreiras de uva, uma adubada com produtos orgânicos comaproximadamente 80 anos, proprietário Zaime Ferranti, e outra com produtos químicos, camas de aviário e agrotóxico (fig.1) com aproximadamente 60 anos, proprietário Juliano Bortolini a fim de fazer umacomparação entre a qualidade da uva e a contaminação de cobre e outros metais na videira.
O solo da parreira foi coletado em dez pontos diferentes, com um trado de 15-20 cm de profundidade, as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROINTER Relat rio Parcial
  • Relat rio Parcial
  • Relat Rio Parcial
  • Relat Rio Parcial Pr
  • Relat Rio Parcial
  • Relat rio Parcial CNPq17072014
  • Relat Rio Parcial PROINTER
  • ProinterIII Relat rio Parcial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!