tr5yhujkl

587 palavras 3 páginas
http://mentesbrilhants.blogspot.pt/2011/06/representacoes-sociais.html

O conceito de representação social refere a uma imitação mental. É através da representação que somos capazes de evocar uma pessoa, uma ideia, um objecto ou uma situação na sua ausência.

Exemplo:
É graças á representação mental que somos capazes de pensar em “campo de futebol” e surge uma imagem construtiva por um rectângulo verde, 2 balizas, bancadas a volta, entre outros.

Serge Moscovici

O conceito de representação vai ser desenvolvido por Serge Moscovici, que fundamentou teorias da representação social no inicio da década de 60. Em que publicou, em 1961, A psicanálise, a sua imagem e o seu público, que analisa a forma como esta teoria se adequa ao público em geral.

Exemplo:
Nas sociedades, as mulheres têm uma representação social em que para além de serem mães, desenvolvem uma actividade profissional fora de casa. Mas para as mulheres do séc. XX, seria impensável pois a representação social era ser dona de casa responsável pelos trabalhos domésticos e pela educação dos filhos.

A ELABORAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

As representações sociais são indispensáveis nas relações sociais em que faz parte um processo de interacção social, permitindo aos membros de um grupo comunicarem e compreenderem-se.
Sobre a origem, Moscovici identificou dois processos a objectivação e a ancoragem:

Objectivação: é um processo através do qual as representações complexas e abstractas se tornam simples e concretas. No processo de objectivação, alguns elementos são excluídos/esquecidos, outros valorizados/desenvolvidos de forma a explicar a realidade de modo mais simples, preciso e comunicável.
Há três fases no processo de objectivação:
Construção selectiva;
Esquematização figurativa;
Naturalização.

Ancoragem: corresponde à assimilação das imagens criadas pela objectividade na mentalidade colectiva. Essas representações passam a orientar as relações

Relacionados