09452371089

12857 palavras 52 páginas
Revista VITAS – Visões Transdisciplinares sobre Ambiente e Sociedade – www.uff.br/revistavitas
Nº 1, setembro de 2011

ETNOCENTRISMO E TERRITORIALIDADE

José Augusto Conceição1 joseaugustopsicossocial@gmail.com Celia Regina do Nascimento de Paula2 celiareginadepaula@gmail.com RESUMO:
O artigo historia os conceitos que abordam o problema do racismo. Sem, contudo, termos a pretensão de produzir alguma sorte de história da ciência, das mentalidades ou das idéias. Nosso objetivo específico é o de confrontar o conceito de racismo ambiental com outros que lhe são precedentes e avaliar a pertinência de sua aplicação na análise dos problemas socio-ambientais brasileiros.

Palavras-chave: etnia; racismo; racismo ambiental, territorialidade; etnocentrismo

ABSTRACT

Here we seek to historicize the concepts which address the problem of racism. Without yet having the intention of producing some sort of history of science, mentalities or ideas. Our specific goal is to confront the concept of environmental racism with others that have preceded it and assess the appropriateness of its application in analysis of socio-environmental problems in Brazil.

Keywords: ethnicities, racism, environmental racism, territory, ethnocentrism

INTRODUÇÃO
Embora não lhes tenhamos dado centralidade alguma no modo como construímos o texto, os objetos em discussão são a expressão e o conceito de racismo ambiental. E o problema que buscamos enfrentar é o dos limites da conveniência desta expressão e da aplicação deste conceito na análise dos problemas sócioambientais em contexto de melting pot, como o brasileiro.
Em lugar de formularmos uma hipótese, partimos de um pressuposto: se está tratando de territorialidade apelando-se para o relevo emocional portado pelo termo racismo, ao mesmo tempo em que se confunde o fenômeno do racismo com uma dimensão maior, pela qual ele próprio é abrangido, a saber: o
1
2

Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado

Relacionados