Toxoplasmose

Páginas: 11 (2506 palavras) Publicado: 22 de junho de 2013





TOXOSPLASMOSE





São Paulo
2013






TOXOSPLASMOSE






São Paulo
2013
Toxoplasmose
Definição:
A Toxoplasmose é uma infecção gerada por um parasita unicelular, um protozoário  - o Toxoplasma gondii.
Este parasita pode infectar as pessoas e todos os animais, especialmente os gatos, mas necessita infectar felinos para realizar o seu ciclo sexual. Nas cidadeso principal disseminador desta doença são os gatos, mas outros animais como a vaca, porco, galinha, também podem transmitir a doença através da ingestão de sua carne crua ou mal passada.
O parasita geralmente é adquirido durante a infância e adolescência. Nos Estados Unidos, cerca de 11% da população entre 6 e 49 anos são soropositivas para T. gondii, o que significa que estas pessoas já foraminfectadas por esse parasita pelo menos uma vez na vida. Em países em desenvolvimento o número de soropositivo é maior, geralmente entre 40 e 80% da população.
A toxoplasmose é em geral uma doença benigna, exceto em grávidas (pois elas podem transmitir a doença para o feto, através da placenta) e em pessoas imunodeprimidas (com deficiência do sistema imunológico). Muitas pessoas do todo omundo são infectadas por esta doença, mas em geral não desenvolvem sintomas. A forma grave da doença é desenvolvida no feto e nas pessoas com deficiência no sistema imunológico (aidéticos e pessoas com enxertos).
Aproximadamente 85% dos casos de toxoplasmose em pessoas sadias são assintomáticos, quando apresentam sintomas os mais comuns são: adenopatia, dor de cabeça, febre, calafrios, entre outros.Sendo assim, nem todas as pessoas precisam de tratamento contra a toxoplasmose. Por outro lado, as grávidas que contraíram a doença durante a gravidez e os imunodeprimidos devem tratar a doença para evitar consequências graves. Quando o parasita infecta uma pessoa, ele permanece latente nos tecidos neurais e musculares, não sendo eliminado nunca. Mas a maioria das pessoas são capazes de controlar oparasita, não havendo disseminação do parasita e permanecendo assintomáticos a vida toda.
A complicação que mais frequentemente deixa sequelas é a inflamação da retina e coróide (retinocoroidites), que nos Estados Unidos e Europa ocorrem em aproximadamente 1% dos casos. No Brasil, a prevalência da retinocoroidite causada pela toxoplasmose é bem maior, sendo que em algumas regiões chega a 20% dapopulação. Na América Latina a toxoplasmose é uma das principais causadoras de cegueira, diferentemente da Europa e Estados Unidos.
Modo de transmissão:
A toxoplasmose não é transmitida de pessoa para pessoa, exceto em casos de mãe para bebê (congênita), transfusão de sangue e transplante de órgãos. As três formas mais comuns de transmissão são através de alimentação, de animais (zoonose) e demãe para bebê (congênita).
Transmissão da toxoplasmose através da alimentação

O parasita da toxoplasmose pode ser transmitido a humanos através dos alimentos. Pessoas podem ser infectadas ao:
Comer carne contaminada não cozida.
Ingestão acidental de carne crua contaminada depois de manuseá-la e não lavar as mãos cuidadosamente (toxoplasma não pode ser absorvido pela pele intacta).
Comeralimento contaminado por faca ou utensílios que tiveram contato com carne crua contaminada.


Transmissão da toxoplasmose de animais para humanos – zoonose
Os gatos desempenham um papel importante na disseminação da toxoplasmose. Gatos ficam infectados ao comer roedores, passarinhos e outros pequenos animais contaminados. O parasita então é passado nas fezes do gato na forma de oocisto, o qualé microscópio. Pessoas podem acidentalmente engolir o oocisto do parasita ao:
Ingerir acidentalmente o oocisto (célula) depois de limpar a caixa de fezes do gato.
Ingerir acidentalmente o oocisto depois de tocar ou comer alguma coisa que entrou em contato com fezes de gato infectado com toxoplasma.
Ingerir acidentalmente o oocisto em solo contaminado.
Beber água contaminada pelo parasita...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Toxoplasmose
  • toxoplasmose
  • Toxoplasmose
  • Toxoplasmose
  • Toxoplasmose
  • toxoplasmose
  • Toxoplasmose
  • toxoplasmose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!