Tor Cica Cardiopatia Cianog Nica PARTE 5

599 palavras 3 páginas
...Que vai ser contida pelo forame oval, que se não tiver patente não vai ter essa mistura então a criança nasce e fica logo cianótica. Então essa cirurgia geralmente é feita até três semanas de vida, se demorar de fechar o forame. O canal arterioso vai fechar mas como tentativa de manter essa mistura de sangue, você vai administrar prostraglandinas na tentativa de não permitir o fechamento do canal e que o sangue continue se misturando até que você possa corrigir essa troca cirurgicamente.
O diagnóstico é feito geralmente após o nascimento, apenas 19% são diagnosticados no pré-natal pela USG. A evolução: 90% morrem no primeiro ano, se não tratada. 30% na primeira semana, 50% no primeiro mês e o resto durante esse primeiro ano.
Tratamento: Manter o ducto arterioso, para permitir essa irrigação desse sangue venoso com esse sangue arterial, administrando altrostadil. Você pode fazer uma ateroseptomia com balão, você coloca balão afim de abrir o septo na tentativa de permitir a comunicação do sangue até o momento em que você possa cirurgicamente essa troca. Ou a própria cirurgia, em que você faz a troca permitindo que o sangue vá para o pulmão ser oxigenado e retorne para o sistema.
Comentários do professor:
TRANSPOSIÇÃO: É uma cardiopatia muito frequente nos neonatos. Você tem basicamente dois tipos de transposição. Transposição simples e a associada. Na verdade toda transposição tem uma anomalia, então você tem comunicação entre duas cavidades então pelo menos o forame (...) você tem que ter. Tem a mistura do sangue. A mais complexa é a comunicação interventricular que é uma mistura muito maior do que se fosse a nível atrial.
Nesse caso você tem o ventrículo direito ligado na aorta e o ventrículo esquerdo na artéria pulmonar. Você sabe que o ventrículo esquerdo normalmente está ligado a circulação sistêmica e ele tem uma hipertrofia maior do que o lado direito. Isso não é verdade ao nascer. Quando nasce você não tem essa diferença, os dois lado são iguais. Com o

Relacionados