tipos de agrotoxicos

Páginas: 2 (481 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Tipos de agrotóxicos e uso: abordagem quimica

Existem mais de mil formulações diferentes de agrotóxicos, incluindo inseticidas, herbicidas, fungicidas, nematicidas, fumigantes, e outros compostosorgânicos, além de substâncias usadas como reguladores de crescimento, desfolhantes e dessecantes.
As formulações de agrotóxicos são constituídas de princípios ativos, que é o termo usado paradescrever os compostos responsáveis pela atividade biológica desejada. O mesmo princípio ativo pode ser vendido sob diferentes formulações e diversos nomes comerciais, e também podemos encontrar produtoscom mais de um princípio ativo.
Exemplos:
A nicotina, extraída das folhas de fumo (Nicotiana tabacum), começou a ser utilizada no século XVII para controlar insetos em jardins, prática feita atéhoje.

A rotenona é isolada de raízes de Derris elliptica, planta comum na Malásia e na Indonésia, e de espécies de Lonchocarpus, existentes na África e América do Sul e, desde o final do século XIX, éutilizada para o controle de lagartas.





Um marco importante para a Química foi a descoberta da atividade inseticida do 1,1,1-tricloro-2,2-di (ρ-clorofenil) etano em 1939, conhecido comoDDT. Esse inseticida foi utilizado pela primeira vez em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, para combater piolhos que infestavam tropas norte-americanas na Europa e que transmitiam uma doençachamada tifo exantemático. O DDT é classificado como um organoclorado, composto por átomos de carbono (C), hidrogênio (H), e cloro (Cl).



Contaminação saúde e meio ambiente

A aplicação incorretade agrotóxicos pode causar efeitos agudos e crônicos nos organismos vivos. A magnitude dos efeitos depende da toxicidade da substância, da dose, do tipo de contato e do organismo. Os efeitos agudos sãoaqueles que aparecem durante ou após o contato da pessoa com os agrotóxicos, já os efeitos de exposição crônica podem aparecer semanas, meses e até anos após o período de contato com tais produtos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • agrotoxicos
  • Agrotoxicos
  • Agrotóxicos
  • Agrotóxicos
  • Agrotóxicos
  • Agrotoxicos
  • Agrotoxicos
  • Agrotoxicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!