A indepedencia do brasil

Páginas: 11 (2562 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
 Roterio do trabalho de historia
Introduçao :O processo de indepencia comeceu com a vinda da família real para o brasil em 1808 fugindo da invasão das tropas de Napoleao a Portugal por causa do bloqueio continental de 1806 que napoleão fez com a Inglaterra mas Portugal não aceitou e continuo comercializando com a inglaterra, não era intenção de D. Joao transformar o brasil em um paisindependente quando aceito a ajuda inglesa e atrevessou o oceano atlântico, mas isso trouxe mudanças gigantescas para o Brasil
Logo que chegou ao Brasil D.Joao abriu os portos para as nações aliadas e já estabeleceu tratados de comercio onde liberava a entrada de produto não portugueses no Brasil a Inglaterra foi quem mais saiu ganhando pq fiko com as menores taxas para o comercio.
Em 1815quando Portugal tava em desvantagem no congresso de Viena o brasil passou a ser a sede do governo português (reino unido de Portugal brasil e Algarves)
E assim a importância do brasil como colônia foi so aumentando
E existiram duas revoluções que merecem um maior destaque no processo de independência que foi a revolução pernambucana que ocorreu em 1817 e foi provacada com a revolta dospernambucanos por causa do poder que era centralizado todo no rio de janeiro e D.joao não importava com nenhuma outras ´provincias e Pernambuco era o maior exportador de cana , eles queriam a independência a proclamação da republica e também uma expulsão dos portugueses mas essa revolução não alcançou seus objetivos fico no poder por apenas 3 meses.
A revolução do porto em 1820 quando Portugal já tava livredesde 1815 da dominação de napoleão as ideias liberais começaram a tomar as cabeças da população contra o absolutismo pedindo por uma nova constituição.
Eles também queria a volta de D Joao e pediam para que ele jurasse fidelidade a nova constituição e o parlamento além disso também queria a volta do PACTO COLONIAL (o que foi o pacto colonial, pode ser definido como um conjunto de regras, leis enormas que as metrópoles impunham as suas colônias durante o período colonial. Esta leis tinham como objetivo principal fazer com que as colônias so comprassem e vendessem produtos de sua metrópole , através deste exclusivismo econômico as metrópoles europeias garantiam seus lucros no comercio bilateral pois compravam matérias primas baratas e vendiam produtos manufaturados a preços elevados, oPACTO COLONIAL SO FOI QUEBRADO EM 1808 , com a vinda da FAMILIA REAL portuguesa ao brasil. Nesta ocasião d joao vi promoveu a abertura dos portos as nações amigas (Reino Unido).
O pacto colonial também vigorou na relação entre a inglaterra (metrópole) e suas colônias americanas (Estados Unidos), inclusive foi um dos principais motivos da revolta dos colonos americanos que formentou o processo deindependencia dos ESTADOS UNIDOS.)

caso essa revolução tivesse dado certo comercialmente o brasil voltaria a depender somente de Portugal .
Em 1821 D Joao voltou para Portugal e deicho D . Pedro como príncipe regente , o momento politico do brasil era meio complicado pois D Pedro se dividia entre três partidos políticos o português formado pelos funcionários da corte os comerciantes e aselites nordestinas o brasileiro formado pelas elites do sudeste e o radical formado por elementos do povo considerados mais radicais de orientação republicana também de maioria brasileira,
D. Pedro e seus aliados eram simpatizantes do Partido Brasileiro, até mesmo por dele fazerem parte os maçons – D. Pedro era MACON, sabiam? Mas não era somente por isso.e que o Partido Brasileiro inicialmentedefendia a manutenção da monarquia
E também com a assinatura de 8 mil pessoas aproximadamente no dia 9 de janeiro d Pedro decidiu desobedecer as ordens da corte e permanecer no brasil e falou a seguinte frase
Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico
Ai este dia ficou conhecido como Dia do Fico e D Pedro ganhou um grande apoio popular e também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • indepedencia do brasil
  • Indepedencia dos eua
  • Colonização e Indepedência dos EUA
  • Brasil, brasil
  • Brasil, brasil
  • Brasil, brasil
  • Brasil
  • Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!