Tipografias

Páginas: 6 (1375 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES
CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA






MAYARA SAMWAYS SANTOS






ESTUDO DAS TIPOGRAFIAS







TRABALHO REALIZADO PELA ALUNA MAYARA SAMWAYS SANTOS DO SEGUNDO PERIODO DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA PUCPR. TRABALHO REQUISITADO PELO PROFESSOR OSCAR TEIXEIRA.










CURITIBA2014
GARAMOND
Esta fonte muito utilizada nos dias atuais, foi criada por Claude Garamond (1499-1561), um francês muito dedicado que, ao longo dos anos foi gravador de punções1, impressor dedicado, tipógrafo e editor francês. Iniciou seus trabalhos profissionais na oficina de Antoine Augereau e aos 20 anos, ja havia sido o primeiro homem a se especializar no desenho e na gravura de para tiposmóveis. Sua fonte apresenta traçados arredondados, serifas arrematadas e acento em forma de pingo, as minúsculas são mais abertas enquanto que as maiúsculas são largas na extensão horizontal, todas estas características fazem com que a sua leitura tenha fluidez, e seja feita de forma agradável e fácil para que a lê. Garamond teve como base para sua produção tipográfica a cultura humanista e suasprincipais inspirações incluem Erhard Ratdolt, Nicolas Jenson, Charles Estienne e também Francesco Griffo.














BODONI MT

Nascido em Saluzzo, na Itália, o criador da fonte Bodoni chamava-se Giambattista Bodoni (1740-1813). Aprendeu com seu pai a arte de gravar tipos, com 18 anos foi à Roma para completar os estudos e começou seu trabalho gravando punções e vinhetas. Quantoà tipografia, cada caractere possui sua beleza, e a principal característica destes é a regularidade de cada um. São feitos de traços finos coexistindo com traços grossos, o que faz com que o claro e escuro brinquem entre si, com linhas nítidas e polidas.




Frutiger
Considerado o maestro da tipografia, Adrian Frutiger, nascido no ano de 1928, conseguiu desenvolver diversas tipografiasdentro do universo visual, dentre elas estão a Univers, a Vectora e a Glipha, que são usadas desde em materiais impressos até em display.
Adrian Frutiger desenvolveu diversos estudos sobre a comunicação humana e publicou tudo em seu livro mais conhecido como "O Homem e os seus Signos". Dominou todos os estilos de letra, sendo na escrita e reproduzida tipograficamente, a prova disso esta naqualidade que é facilmente percebida em seus trabalhos.








Helvetica
A empresa suíça Fundição Haas, em 1956-57, encomendou uma versão modernizada de uma tipografia inovadora, o Akzidenz Grotesk, com o objetivo de ter uma nova fonte com caracteres mais arredondados, suaves, apropriados para um leque de utilizações. Quem aceitou o trabalho de desenhá-la foi Max Miedinger e chamou-a de Neuehaas grotesk, em 1956.
De 1957 até 1961, o novo tipo foi comercializado com a sua designação original: Neue Haas Grotesk, mesmo depois da empresa alemã D. Stempel AG ter comprado os direitos de autor. Esta fundição alemã desenvolveu uma série mais completa de cortes e pesos, reintroduzindo a família, agora com o nome de Helvetica, em 1961.
A tipografia da fonte em questão é baseada em formasacentuadamente geométricas, compõem-se em ângulos diagonais passou a ser a fonte universal e global da segunda metade do século XX. Hoje é considerada uma fonte neutra e conformista.




Trajan

Foi desenhada Carol Twombly em 1989, quando requisitada pelos sistemas da Adobe. Sua tipografia é caracterizada como Glifica, uma fonte em inscrições esculpidas na rocha baseada na Coluna de Trajano.Outra característica é que as suas letras minúsculas são versões pequenas da maiúsculas, ja que lembra uma fonte da antiguidade,quando não existiam letras minúsculas.

"O interessante é que as inscrições na Coluna de Trajano contemplam todas as letras do alfabeto, o que foi crucial na escolha de Twombly para ser a base da família tipográfica. As inscrições originais foram feitas sobre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipografia
  • Tipografia
  • Tipografia
  • Tipografia
  • TIPOGRAFIA
  • tipografia
  • Tipografia
  • Tipografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!