Timor

Páginas: 15 (3669 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Timor-Leste (oficialmente chamado de República Democrática de Timor-Leste) é um dos países mais jovens do mundo, e ocupa a parte oriental da ilha de Timor, no Sudeste Asiático, além do exclave de Oecusse, na costa norte da parte ocidental de Timor, da ilha de Ataúro, a norte, e do ilhéu de Jaco, ao largo da ponta leste da ilha. As únicas fronteiras terrestres que o país tem ligam-no à Indonésia,a oeste da porção principal do território, e a leste, sul e oeste de Oecusse, mas tem também fronteira marítima com a Austrália, no Mar de Timor, a sul. Com14 874 quilómetros quadrados de extensão territorial, Timor-Leste tem superfície equivalente às áreas dos distritos portugueses de Beja e Faro somadas, o que ainda é consideravelmente menor que o menor dos estados brasileiros,Sergipe. Suacapital é Díli, situada na costa norte.
Conhecido no passado como Timor Português, foi uma colónia portuguesa até 1975, altura em que se tornou independente, tendo sido invadido pela Indonésia três dias depois. Permaneceu considerado oficialmente pelasNações Unidas como território português por descolonizar até 1999. Foi, porém, considerado pela Indonésia como a sua 27.ª província com o nome de"Timor Timur". Em 30 de agosto de 1999, cerca de 80% do povo timorense optou pela independência em referendo organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A língua mais falada em Timor-Leste era o indonésio no tempo da ocupação indonésia, sendo hoje o tétum (mais falado na capital). O tétum e o português formam as duas línguas oficiais do país, enquanto o indonésio e a língua inglesa sãoconsideradas línguas de trabalho pela atual constituição de Timor-Leste.
Geograficamente, o país enquadra-se no chamado sudeste asiático, enquanto do ponto de vista biológico aproxima-se mais das ilhas vizinhas da Melanésia, o que o colocaria na Oceania e, por conseguinte, faria dele uma nação transcontinental.
Índice
  [esconder] 
1 História
1.1 Período pré-colonial
1.2 Domínio português einvasão indonésia
1.3 Independência política
2 Geografia
2.1 Clima
3 Política
3.1 Divisões administrativas
4 Economia
5 Demografia
5.1 Cidades mais populosas
6 Cultura
6.1 Línguas
6.2 Religião
6.3 Hino Nacional
6.4 Feriados
6.5 Bibliografia
7 Ver também
8 Referências
9 Ligações externas
História[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: História de Timor-Leste
Períodopré-colonial[editar | editar código-fonte]
De acordo com alguns antropólogos, um pequeno grupo de caçadores e agricultores já habitava a ilha de Timor por volta de 12 mil anos a.C. Há documentos que comprovam a existência de um comércio esporádico entre Timor e aChina a partir do século VII, ainda que esse comércio se baseasse principalmente na venda de escravos, cera de abelha e sândalo, madeira nobreutilizada na fabricação de móveis de luxo e na perfumaria, que cobria praticamente toda a ilha. Por volta do século XIV, os habitantes de Timor pagavam tributo ao reino de Java. O nome Timor provem do nome dado pelos Malaios à ilha onde está situado o país, Timur, que significa "Leste".2
Domínio português e invasão indonésia[editar | editar código-fonte]
Ver artigos principais: TimorPortuguês e Invasão Indonésia de Timor-Leste


Brasão de Armas doTimor Português (1935–1975)3
O primeiro contato europeu com a ilha foi feito pelos Portugueses quando estes lá chegaram em 1512 em busca do sândalo. Durante quatro séculos, os Portugueses apenas utilizaram o território timorense para fins comerciais, explorando os recursos naturais da ilha. Díli, a capital do Timor Português, apenas nos anos1960 começou a dispor de luz elétrica, e na década seguinte, de água, esgoto, escolas e hospitais. O resto do país, principalmente em zonas rurais, continuava atrasado4 .
Até agosto de 1975, Portugal liderou o processo de autodeterminação de Timor-Leste, promovendo a formação de partidos políticos, tendo em vista a independência do território. Quando as forças pró-indonésias atacaram as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Timor Leste
  • Cozinha Timor
  • timor leste
  • Timor Leste
  • Timor-leste
  • De ceuta a timor
  • Timor Leste
  • Timor leste

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!