Timor Leste

Páginas: 13 (3066 palavras) Publicado: 26 de fevereiro de 2015
Timor Leste
Localização
No Sudeste Asiático, a noroeste da Austrália, no arquipélago das Ilhas de Sonda na ponta oriental do arquipélago indonésio; ocupando a metade oriental da ilha de Timor, o enclave de Oecusse, a ilha de Ataúro e o ilhéu de Jaco.
Apenas a Fronteira Indonésia-Timor-Leste, com 228 km
Clima tropical quente e úmido, com distinção clara entre estações seca e chuvosa
Recursosnaturais: Petróleo, gás natural, manganésio, mármore, ouro
Desastres naturais: As cheias e derrocadas são comuns; terramotos, maremotos, ciclones tropicais
Ambiente: As queimadas e a agricultura intensiva têm levado à desflorestação e à erosão dos solos

História do Timor Leste


Fontes mais recentes indicam que a abundância de madeira de sândalo - madeira nobre utilizada na fabricação demóveis de luxo e na perfumaria -, mel e cera de abelhas na ilha, atraiu a atenção esporádica de comerciantes da China a partir do século VII. A formação do comércio local esteve na origem de casamentos com famílias reais locais, contribuindo para a diversidade étnico-cultural.
Por volta do século XIV, os habitantes de Timor pagavam tributo ao reino de Java. O nome Timor provém do nome dado pelosMalaios à Ilha onde está situado o país, Timur, que significa Leste.

Quando em 1512 os mercadores Portugueses primeiro chegaram à Ilha, a parte Leste que hoje equivale a Timor-Lorosae, era habitada pelo Povo Maubere dividido entre duas confederações de reinos, os Serviãos e os Belos. Já a parte Oriental da ilha, hoje equivalente à província Indonésia de Timor Oriental era habitada pelo povoAtoni, tradicionais inimigos dos Serviãos e dos Belos. Assim, enquanto estes últimos se aliaram aos Portugueses, os Atoni resistiram a fazer comércio com eles e quando em 1651 a Companhia Holandesa das Índias Orientais conquistou Kupang, os Atoni decidiram aliar-se aos Holandeses contra os Portugueses e os Mauberes.

A primeira fonte documental europeia conhecida que refere a ilha é uma carta deRui de Brito Patalim a Manuel I de Portugal, datada de 6 de janeiro de 1514, na qual são mencionados navios que tinham partido para Timor.2

Atraídos inicialmente pelos recursos naturais, os portugueses trouxeram consigo missionários e a religião católica, que atualmente é predominante.

Com a chegada do primeiro governador, vindo de Portugal em 1702, deu-se início à organização colonial doterritório, criando-se o Timor Português.

O Tratado de Lisboa, celebrado a 20 de abril de 1859 entre os reinos de Portugal e dos Países Baixos3 conduziu à demarcação das possessões portuguesas e neerlandesas em Timor e ilhas adjacentes. Pelos termos desse tratado, Portugal cedeu Larantuca, Sicca e Payas, na ilha das Flores, Wouré, na ilha de Adonara, e Pamung Kaju, na ilha de Solor. Emcontrapartida, os Países Baixos cederam o reino de Maubara e renunciaram a Ambeno, na ilha de Timor, assim como renunciaram a Ataúro e pagaram uma compensação de 200 000 florins4 .

Em 1914, a Sentença Arbitral assinada entre Portugal e os Países Baixos para terminar com os conflitos entre os dois países, fixando as fronteiras que hoje dividem a ilha.

No contexto da Segunda Guerra Mundial, em Dezembro de1941, após o Ataque a Pearl Harbor, a ilha foi ocupada por tropas neerlandesas e australianas, violando a neutralidade da então colónia portuguesa a pretexto de prevenir uma invasão japonesa. Mediante os protestos diplomáticos portugueses, e o compromisso de respeito aos direitos de Portugal, foram enviadas para Timor tropas portuguesas estacionadas em Moçambique.

A invasão japonesamaterializou-se em fevereiro de 1942, tendo os Aliados e voluntários timorenses - com especial destaque para o célebre régulo Dom Aleixo -, passado a recorrer à guerra de guerrilha. Aquela que ficou conhecida como a Batalha de Timor (1942-1943) resultou num elevadíssimo número de civis timorenses mortos, calculado entre 40 e 70 mil.

Para recuperar a ilha, o governo de António de Oliveira Salazar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Timor-leste
  • timor leste
  • Timor Leste
  • Timor Leste
  • Timor Leste
  • Timor leste
  • Timor Leste
  • timor leste

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!