ESTUDO DE CASO: REVISTA VISTA SKATEBOARD

Páginas: 8 (1987 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
ESTUDO DE CASO: REVISTA VISTA SKATEBOARD

O Estudo de Caso referente à revista Vista Skateboard relata um problema vivido pela empresa: a decisão de continuar distribuindo a revista gratuitamente, sobrevivendo da venda de anúncios, ou passar a cobrar um valor por unidade comercializada para aumentar as receitas. O foco principal da revista é mostrar o universo do Stake.

Atuando nosprincipais Estados brasileiros, os anunciantes da revista conseguem divulgar sua marca nas principais praças comerciais. As dificuldades financeiras e a sobrevivência da revista no mercado foram os motivos principais para o surgimento do problema. Trabalhando com uma visão diferenciada, os sócios acreditavam que a vantagem competitiva da revista estava justamente em não cobrar um valor unitário embanca, mantendo uma distribuição integral da tiragem, beneficiando o público e os assinantes. Levando em consideração várias alternativas a empresa teve que tomar uma decisão.

A Revista Vista Skateboard Art é uma revista dirigida ao público jovem. Sua linha editorial está fundamentada na ideia de mostrar o skate e a arte como culturas já estabelecidas. Além de matérias sobre esse esporte cada vezmais radical, as edições da revista trabalham em sua linha editorial, assuntos como: viajar, vestir, assistir a filmes, vídeos e ouvir música, características presentes em todas as camadas e grupos sociais. Por isso sua abrangência é ampla. Diferencialmente de suas concorrentes, a distribuição da revista é gratuita. A Vista Skateboard é distribuída em lojas de surfe, de skate, galerias de arte,“blitz” realizadas em eventos nacionais, bem como para um mailing de formadores de opinião em edições trimestrais e distribuição nacional. Devido aos altos custos mensais de manutenção do negócio, os diretores da revista estão indecisos em continuar com a distribuição gratuita ou passar a cobrar um valor por exemplar. A visão dos fundadores da revista era entreter e informar da forma mais verdadeira opúblico jovem, amante e/ou admirador do skate. Transmitir às informações verdadeiras, sempre valorizando as pessoas e os acontecimentos que realmente contribuem para o esporte.

Alexandre, um dos diretores da revista conta como surgiu o projeto. “Sempre andei de skate e acompanhei as revistas do segmento, trabalhando como executivo de contas (vendedor) de anúncios e adquiri experiência na áreacomercial.” Em um churrasco na casa de amigos, Marcelo Amaral, estudante de jornalismo, Rafael Klein, estudante de publicidade e empresário do mercado do skate, Rafael Dietrich, designer do mercado de skate, analisaram as revistas existentes no mercado, e concluíram que apesar de elas terem um conteúdo fraco, tinham muitos anunciantes. Foi aí que as pessoas presentes assumiram o compromisso dedesenvolver um projeto, que acabou se transformando na Vista Skateboard Art.

No início do projeto, em meados de 2003, a tiragem da revista era de 2.000 unidades com impressões semestrais. A partir da edição de outono de 2005, a revista passou a ter quatro edições, uma em cada estação do ano. De acordo com os sócios da revista os fatores de diferenciação da revista são: impressão de alta qualidade,planejamento visual bem-definido, diagramação e design moderno e “clean” proporcionando fácil leitura, alto nível fotográfico, pautas e textos bem-elaborados, trazendo à tona assuntos importantes do meio. O projeto editorial da revista apresenta um dos seus principais diferenciais. A revista não trata simplesmente do skate, leva-se em consideração o fato de que o jovem não passa 24 horas por diapraticando seu esporte. Ele viaja, ele assiste a vídeos e filmes, ele ouve música, ele quer saber notícias sobre o mercado, enfim, tratam de toda a cultura que envolve o skate e a arte.

A fonte do faturamento de uma revista, normalmente, procede da venda de Capa , exemplares e de anúncios, porém a Vista sempre teve uma proposta diferente. O faturamento estava exclusivamente ligado aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • revista vista skateboard
  • Estudo de caso Windows Vista
  • Estudo de caso revista vogue
  • A VISTA SKATEBOARD
  • Violência doméstica: um estudo de caso do ponto de vista do agressor.
  • JORNALISMO LITERÁRIO EM REVISTA: UM ESTUDO DE CASO DA PIAUÍ
  • Estudo de Marketing no mercado de Skateboard
  • Caso banco Vista (ITIL)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!