Tigres Asiáticos

Páginas: 12 (2961 palavras) Publicado: 2 de março de 2015
Tigres Asiáticos

A denominação de “Tigres Asiáticos” é dada ao grupo de países que na década de 80 apresentaram um crescimento econômico elevado e repentino baseado em táticas agressivas de atração de capital estrangeiro como a isenção de impostos e mão-de-obra barata.

O grupo formado por Coréia do Sul, Taiwan (Formosa), Cingapura e Hong Kong (localizados na Ásia, é claro), surgiu durantea disputa comercial iniciada com o fim do comunismo e a abertura dos mercados de antigos países socialistas.
Durante esse período iniciou-se a criação de vários blocos econômicos com o fim de facilitar o as transações comerciais e financeiras.
O Japão, que a essa altura já era um país bastante desenvolvido, foi o principal propulsor do crescimento dos países do sudoeste asiático.
Após a SegundaGuerra Mundial o Japão estava completamente arrasado. Mas, através de uma política voltada para a captação de recursos externos e na criação de uma poupança interna o Japão conseguiu criar um terreno propício para o crescimento das indústrias no local.
Outro aspecto interessante de sua política de reestruturação foi que, ao contrário das nações da Europa, o crescimento japonês se deu às margensdo capital americano embora desde a década de 60 o Japão exportasse eletrônicos e outros artigos para os EUA.
O fato é que o investimento na educação e na infra-estrutura de transportes, assim como a desvalorização do iene (fazendo com os produtos japoneses ficassem mais baratos que os outros no exterior) impulsionaram a economia local que continuou evoluindo e teve grande importância na criaçãodo bloco econômico da bacia do Pacífico.
Contudo, os Tigres Asiáticos não formam um novo bloco econômico com bases institucionais constituídas, como a União Européia ou o Mercosul, mas isso não diminui a importância e a dinâmica do grupo quanto às questões econômicas, comerciais e políticas da região.
Tanto é que a Austrália  que historicamente sempre foi a parceira comercial da União Européiavem pendendo para o lado do Japão e, conseqüentemente dos Tigres Asiáticos.
Entretanto, o modelo de crescimento da economia dos Tigres Asiáticos apresenta a falha de depender dos mercados compradores, uma vez que sua economia se baseia unicamente na exportação. Os países chegaram a adotar altas tarifas governamentais para o consumo doméstico com o intuito de aumentar o excedente para asexportações. Mas não se pode negar que suas estratégias deram certo: o grupo possui a maior indústria naval do mundo, o maior exportador de tecidos, relógios e rádios, a maior indústria de bicicletas, a 2ª reserva mundial em moeda estrangeira e o maior complexo de refinarias do mundo.
http://www.infoescola.com/geografia/tigres-asiaticos/










Hong Kong
Hong Kong (em chinês mandarim,Xiānggǎng; em cantonês, Heunggong) ou oficialmente, a Região Administrativa Especial de Hong Kong (Hong Kong Special Administrative Region), é uma região especial da China existente desde julho de 1997. Seu território, localizado no estuário  do Rio das Pérolas, compreende a ilha de Hong Kong, a península de Kowloon, a ilha de Lantau, além de alguns ilhéus menores, num total de 1104 km². Tanto em mandarimquanto em cantonês (língua nacional e língua regional, respectivamente) o termo Hong Kong significa "porto perfumado". Junto com Macau, esta antiga colônia britânica constitui uma das duas Regiões Administrativas Especiais da China e abriga cerca de 7 milhões de habitantes, a maioria de chineses da etnia han. O território adota duas línguas oficiais, o inglês e o chinês (mandarim como oficial, e ocantonês, mais falado nas ruas).
A China cedeu a ilha de Hong Kong ao Reino Unido em 1842 após a Primeira Guerra do Ópio. Posteriormente, os ingleses anexaram a vizinha península de Kowloon e as muitas ilhas menores ao redor da colônia, que em tratado foram arrendadas por 99 anos, passível de renovação por igual período. O aparato colonial fará com que Hong Kong obtenha um impressionante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tigres asiaticos
  • Tigres Asiáticos
  • Tigres asiaticos
  • Tigres Asiáticos
  • Tigres Asiáticos
  • Sudeste Asiático e Tigres Asiáticos
  • tigres asiáticos e os novos tigres asiaticos
  • tigres asiaticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!