TI VERDE ESTUDO CONCEITUAL E ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE TI VERDE.pdf

4810 palavras 20 páginas
TI VERDE: ESTUDO CONCEITUAL E ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE TI VERDE

1
2

Resumo: O trabalho tem por objetivo analisar as iniciativas de gestão ambiental em empresas de
Fortaleza. Foi realizado um estudo de caso com algumas instituições da cidade de Fortaleza para saber o quão elas estão preocupadas com a sustentabilidade e o que estão fazendo para melhorar a situação.
A pesquisa teve como objetivo saber até que ponto as empresas estão aderindo a TI Verde. O estudo aborda tecnologias que são relacionadas à TI Verde, fala sobre certificações para tornar as empresas mais competitivas e com consciência ambiental.
Palavras–chave: Empresas,Sustentabilidade,TI Verde.
1. INTRODUÇÃO
A TI Verde é um tema que vem ganhando grande destaque em todo o mundo devido à importância para os negócios, sociedade e futuro do planeta. Esse conceito busca minimizar o desperdício e melhorar a eficiência dos processos relacionados às Tecnologias da Informação e
Comunicação.
Aspectos ambientais e, obviamente, econômicos estão levando as corporações a pensar de forma mais eficiente e sustentável com relação à utilização de seus recursos de TI. A TI Verde abrange um conjunto de práticas voltadas para a redução da emissão de carbono e gases de efeito estufa, redução de custos e melhor aproveitamento dos recursos computacionais para empresas manterem um crescimento sustentável econômico e ambiental. Os principais motivos que influenciam as organizações a adotar medidas de TI Verde são a redução dos custos e a melhoria da imagem da empresa. A TI Verde possui foco em algumas ferramentas e tecnologias, tais como computação com o uso eficiente da energia, gerenciamento de energia, projetos de Data Centers Verdes, virtualização de servidores, computação em nuvens, descarte responsável e reciclagem de lixo eletrônico, utilização de fontes de energia renováveis e produtos de TI com selos ecológicos.
Ao decorrer deste artigo serão apresentados conceitos relacionados à TI

Relacionados