Albinismo

Páginas: 3 (694 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
Albinismo
O albinismo é uma condição de natureza genética em que há um defeito na produção pelo organismo de melanina. Este defeito é a causa de uma ausência parcial ou total da pigmentação dosolhos, pele e pêlos do animal afetado. Também aparecem equivalentes do albinismo nos vegetais, em que faltam alguns compostos corantes, como o caroteno. É uma condição hereditária que aparece com acombinação de genes que são recessivos nos pais.1
Os principais tipos de albinismo são os seguintes:
1. Oculocutâneo (completo ou total) - em que todo o corpo é afetado;
2. Ocular - somente os olhossofrem da despigmentação;
3. Parcial - o organismo produz melanina (ou corantes, se no vegetal) na maior parte do corpo, mas em outras partes isto não ocorre como, por exemplo, nas extremidadessuperiores.
Etimologia
A palavra albinismo deriva do latim albusis, que significa branco. Também é conhecido como Hipopigmentação.2
Descrição da doença



Uma pintura do século XIX, onde família éexibida como uma curiosidade popular.


Garota albina em Papua-Nova Guiné.
Nos indivíduos comuns/médios o organismo transforma um aminoácido chamado tirosina na substância conhecida por melanina. Paraque haja produção de melanina devem ocorrer uma série de reações enzimáticas (metabolismo) por meio dos quais se opera a transformação do aminoácido Y (chamado tyr) em melanina, por intermédio daacção da enzima tirosinase.
Os indivíduos que padecem de albinismo têm este caminho metabólico interrompido, já que sua enzima tirosinase não apresenta nenhuma actividade (ou esta é tão pequena que éinsuficiente), de modo que a transformação não ocorre e tais indivíduos ficarão sem pigmentação.
Papel da melanina
A melanina se distribui por todo o corpo, dando cor e proteção à pele, cabelos e à írisdos olhos. Quando o corpo é incapaz de produzir esta substância, ou de distribuí-la por todo o soma, ocorre a hipopigmentação, conhecida por albinismo.
Transmissão
O albinismo é hereditário, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • albinismo
  • albinismo
  • Albinismo
  • Albinismo
  • albinismo
  • Albinismo
  • albinismo
  • Albinismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!