thomas edison

Páginas: 8 (1785 palavras) Publicado: 25 de abril de 2014
Thomas Edison






Sumário:

1. Vida de Thomas Edison
2.Principais inventos utilizados até hoje
3. Invenção da lâmpada incandescente















1. Thomas Alva Edison nasceu numa família de classe média, em 11 de fevereiro de 1847, em Milan Ohio, Estados Unidos.O pai, Samuel Edison, canadense deorigens holandesas vende bugigangas, é marceneiro, carpinteiro, negociante de imóveis. A mãe, Nancy Eliot Edison, ex-professora canadense, tem a cargo sete crianças, das quais três faleceram ainda pequenas. Thomas é o mais novo, e, por isso, sua mãe lhe dedica especial atenção.

Em 1853, a família mudou-se para Port Huron. Na escola, a única da cidadezinha, o rapaz tinha problemas. Seu professor, o padreEngle, dizia que ele "tem o bicho no corpo, que é um coça-bichinhos estúpido, que não pára de fazer perguntas e que lhe custa a aprender". Além disso, o garoto recusava-se a fazer as lições. Vão-se três meses de aulas e Thomas Edison deixa a classe. Nunca mais voltaria a frequentar uma escola. A mãe toma a seu cargo a educação do menino e ele, por seu lado, aprende o que mais lhe interessa. Acaba pordevorar todos os livros da mãe com temas sobre ciência. Monta um laboratório de química no sótão e, de vez em quando, faz tremer a casa.
Arranja, entretanto, um emprego como ardina no comboio que faz a ligação entre Port Huron e Detroit ; E mesmo com esse emprego sobrava tempo para leituras e para experiências no laboratório que, sorrateiramente, Edison havia instalado num dosvagões. Agravam-se os problemas que tem com os ouvidos e ele fica surdo.
Thomas aprendeu no código Morse e construiu telégrafos artesanais. Havia mais tarde de apelidar como "Dot" (ponto) a filha e "Dash" (traço) o filho. Frequentava um curso e tornanava-se telegrafista na terra natal. Mas, como não dispensa a companhia dos instrumentos, provoca outro acidente e quase faz explodir o gabinete.
NoNatal de 1871, casou-se com uma jovem de 16 anos, Mary Stilwell, uma de suas empregadas.Ele a pediu em casamento batendo uma moeda em código Morse. Diz-se que, terminada a cerimônia, o noivo esqueceu as núpcias, enfiou-se na oficina e de lá só voltaria de madrugada. Mary morreria doze anos depois, de febre tifóide. Edison se casaria mais uma vez, com Mina Miller. Nos dois casamentos, teve seisfilhos, três de cada um.
Thomas Alva Edison morreu a 18 de outubro de 1931. Encontra-se sepultado em Edison National Historic Site, West Orange, Condado de Essex, Nova Jersey nos Estados Unidos.








2. - Lâmpada elétrica incandescente
A grande invenção de Edison: a lâmpada elétrica incandescente. Um artigorelativamente simples, mas que causou (e ainda causa) um enorme impacto em nossas vidas. Não importa que tipo de lâmpada você usa em sua casa, o fato é que o ancestral delas é a criação do cientista estadunidense.
Aliás, dá para dizer que questões envolvendo luz elétrica foram de grande preocupação para ele, que registrou exatas 424 patentes sobre o tema. Antes de Edison, vários outros inventorestentaram criar uma lâmpada do tipo, mas foi ele que, em 1879, conseguiu criar uma lâmpada incandescente comercializável com um filamento de haste de carvão.


- Estrada de ferro eletromagnética
Apesar de relativamente pouco utilizadas no Brasil, as estradas de ferros eletromagnéticas surgem como alternativa eficaz e limpa para a mobilidade urbana e também para o trânsito entre cidades, estadose países em várias partes do mundo. Em 13 de maio de 1880, Thomas Edison fazia o primeiro teste de sua estrada de ferro elétrica em Menlo Park, nos Estados Unidos.
Há mais de 130 anos, então, quando temas como sustentabilidade e alternativas ao uso de combustíveis fosseis  não estavam tão em vogas, o cientista já iniciava uma idéia que afloraria anos depois em várias partes do mundo. As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • thomas edison
  • Thomas edison
  • Thomas Edison
  • thomas edison
  • Thomas edison
  • Thomas Edison
  • Os 10 inventos de Thomas Edison
  • Thomas Alva Edison

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!