thomas edison

Páginas: 19 (4584 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2014
Thomas Alva Edison


"O génio consiste em um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração."
(Thomas Alva Edison (in Revista Harper's, Setembro de 1932).




Dados Técnicos:
Nascimento: 11 de Fevereiro de 1847, Milan, Ohio.
Morte: 18 de outubro de 1931 (84 anos), West Orange, Nova Jersey.
Residência: Estados Unidos
Nacionalidade: Norte-americano
Campo deatuação: Inventor, cientista e empresário.
Conhecido por Invenção da lâmpada elétrica incandescente
Prêmios: Medalha Matteucci (1887), Medalha Franklin (1915).
Cônjuge: Mary Stilwell (1871-1884), Mina Edison (1886-1931).
Postura religiosa: Deísta

Biografia
Thomas Alva Edison (Milan, Ohio, 11 de Fevereiro de 1847 — West Orange, Nova Jérsei, 18 de Outubro de 1931) foi um inventor eempresário dos Estados Unidos que desenvolveu muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. O Feiticeiro de Menlo Park (The Wizard of Menlo Park), como era conhecido, foi um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção. Thomas Alva Edison revolucionou a vida humana com invenções como a lâmpada elétrica, o fonógrafo, a projetor de cinema, eaperfeiçoou o telefone.
Em sua vida, Thomas Edison registou mais de 1000 patentes sendo amplamente considerado o maior inventor de todos os tempos. Não apenas mudou o mundo em que vivia, suas invenções ajudaram a criar outro mundo diferente: este em que vivemos hoje. O fonógrafo foi só uma de suas invenções. Outra foi o cinetógrafo, a primeira câmera cinematográfica bem-sucedida, com oequipamento para mostrar os filmes que fazia. Edison também transformou o telefone, inventado por Antonio Meucci, em um aparelho que funcionava muito melhor. Fez o mesmo com a máquina de escrever. Trabalhou em projetos variados, como alimentos empacotados a vácuo, um aparelho de raios X e um sistema de construções mais baratas feitas de concreto. Acima de tudo, foi ele quem ajudou a trazer a civilização daEra do Vapor para a Era da Eletricidade.
Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente, o gramofone, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone. Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX. Teve também um papel determinante na indústriado cinema.




A historia de Thomas Alva Edison, o gênio da lâmpada.
O mais fértil inventor de todos os tempos traçou desse modo o perfil do mundo de hoje.
Decididamente, o professor não gostava dele. "O garoto é confuso da cabeça, não consegue aprender", queixava- se o reverendo Engle daquele menino de 8 anos, agitado e perguntador, os cabelos eternamente despenteados, que se recusava adecorar as lições, como faziam todos os alunos e ainda por cima ouvia mal.
Naquele ano de 1855, o reverendo Engle era o único professor da única sala de aula da cidadezinha de Milan, no estado americano de Ohio, perto da fronteira com o Canadá e, assim, o implacável diagnóstico fulminou, três meses depois de ter começado, a carreira escolar do estudante Thomas Alva Edison. Foi irremediável:nunca mais ele voltaria a frequentar um lugar de ensino. Pode-se especular por toda a eternidade que diferença teria feito para a história pessoal de Edison se ele tivesse tido um professor menos bitolado, que não confundisse excesso de curiosidade com falta de inteligência.
É bem possível que as rotinas da educação arcaica terminassem por asfixiar a desmedida vontade de saber daquele alunoirrequieto e, isso sim, poderia ter feito enorme diferença para o perfil dos tempos modernos. Pois raras pessoas ajudaram tanto a esculpir o mundo atual como Thomas Alva Edison, o inventor da lâmpada elétrica e do fonógrafo, do microfone e do projetor de cinema, para citar apenas as de maior repercussão entre as literalmente mil - e - tantas utilidades que ele criou ou aperfeiçoou ao longo de uma vida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • thomas edison
  • Thomas edison
  • Thomas Edison
  • thomas edison
  • Thomas edison
  • Thomas Edison
  • Os 10 inventos de Thomas Edison
  • Thomas Alva Edison

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!