The Raven- O Corvo

Páginas: 5 (1246 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
The Raven – Edgar Allan Poe
No mundo contemporâneo, a cultura norte-americana encontra-se cada vez mais onipresente nas formas de expressões ocidentais, e há uma longa história pela qual os Estados Unidos passaram e desenvolveram-se de colônia inglesa à maior potência mundial. Esse desenvolvimento pode ser visto por meio da Literatura. Uma importante parte desta literatura é sobre o escritorEdgar Allan Poe, e, a fim de mostrar um pouco de seu trabalho, analisaremos o poema “The Raven” (“O Corvo”).
No século XIX surge a primeira grande geração de escritores nos Estados Unidos. Nomes como Washington Irving, James Fenimore Cooper, Ralph Waldo Emerson, Edgar Allan Poe, Henry Davi Thoreau formaram o grupo de escritores que iniciaram a prosa norte-americana, e que influenciaram autoresmundialmente. Uma das maiores influências para a literatura norte-americana do século XIX, no entanto, teve origem na Europa cujas tradições os ex- colonos tanto ansiavam por romper. Foi na Inglaterra que o mais importante movimento literário daquele período se desenvolveu: o Romantismo. Na verdade, o Romantismo inglês surge ao final do século XVIII e permanece relevante durante o século seguinte.De modo geral, as características básicas do Romantismo podem ser descritas como “entusiasmo moral, fé no valor do individualismo e na percepção intuitiva, e a ideia de que o mundo natural é uma fonte de bondade e a sociedade é uma fonte de corrupção.” (McMICHAEL et al., 2001, p. 441). Entretanto, outros autores buscaram experimentar estilos diferentes que não tinham relação direta com a natureza eoutros elementos norte-americanos. Essa outra realização literária teve inspiração gótica que buscava elementos mais sombrios da natureza humana. O gótico caracteriza-se pela presença do terror em sua narrativa, por meio de mistério ou sobrenaturais (fantasmas, vampiros). Uma das principais contribuições da ficção gótica é a ênfase nos processos psíquicos dos personagens, geralmente figuras quese encontram à beira da loucura, mas que mesmo assim têm todo o seu esquema mental estruturado pelo escritor. A inspiração gótica vai ser um dos elementos criadores de um dos mais proeminentes escritores norte-americanos do século XIX: Edgar Allan Poe (1809-1849).
Poe foi órfão aos três anos de idade, criado por uma família adotiva com a qual teria uma série de desavenças durante toda a vida.Alista-se no exército, mas ao dar-se conta que não era o que queria, força sua dispensa e se lança no mundo da literatura. Começa a escrever para jornais e assim adquire um pouco de reconhecimento, mesmo sendo muito criticado por ignorar temas que fossem ao encontro da literatura de cunho transcendental e naturalista. A imagem de Poe era conturbada, já que era viciado em álcool, e, segundo algunsrelatos, vagava pelas ruas vestido de preto, até que morre aos 40 anos, encontrado na sarjeta. Em 1838, Poe lança seu único romance: The Narrative of Arthur Gordon Pym, a história das aventuras marítimas de um jovem, repleta de elementos misteriosos. A maior contribuição do autor para a prosa norte-americana, no entanto, foi o seu talento como contista. Os contos de Edgar Allan Poe permanecem até hojecomo um marco na estruturação da narrativa, no uso preciso da linguagem, na descrição do estado mental dos personagens e nos aspectos macabros dos enredos.
Poe também contribuiu com teoria de poesia para os Estados Unidos que durante muito tempo repercutiu nos trabalhos de autores não só norte-americanos, mas também europeus. Um dos conceitos centrais de Poe sobre a natureza poética é o queprocura definir o próprio conceito de poesia. Para o autor, a essência do trabalho poético encontra-se na poesia em si – na sua estrutura, composição e leitura. Não haveria a necessidade de constituir o significado da poesia com relação a um conceito de verdade exterior a ela. Poe, além de escrever os poemas, o poeta ainda descrevia seu método de composição dos poemas.
The Raven (O Corvo) é uma das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • The raven
  • The Raven
  • Traduções de The Raven
  • raven
  • O corvo
  • o corvo
  • O CORVO
  • O corvo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!