tfjyjgdddddd

564 palavras 3 páginas
AULA 6 – SEPARAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE LÍQUIDOS

Introdução
Foram apresentados aos alunos algumas amostras contendo misturas de líquidos. Para separá-los e posteriormente identificá-los, foi utilizada a destilação fracionada como método de separação, bem como o auxílio de um organograma para a identificação.
A destilação fracionada é o método usado quando a diferença entre os pontos de ebulição das diferentes substâncias na mistura é menor que 80°C.

Materiais
Balão de fundo redondo, coluna de destilação, termômetro, condensador, mangueiras para entrada e saída de água, organograma.
A amostra analisada neste relatório foi a amostra de número 2

Método
Após a montagem de todo o aparelho para a destilação, a amostra foi adicionada junto com uma pedra-pome, para melhor regularizar a ebulição. Começou-se o aquecimento, analisando o termômetro cuidadosamente para que se pudesse saber exatamente o ponto de ebulição de cada substância.
A aproximadamente 55ºC, a primeira substância começa a precipitar-se sobre o Erlenmeyer. Durante o processo, a temperatura manteve-se constante.
Após o término da precipitação da primeira substância, observou-se um decréscimo na temperatura, para aproximadamente 35ºC. Isso pode ter ocorrido devido a quantidade de calor fornecido não ter sido aumentada, causando um refluxo do vapor na coluna de destilação. Contudo, é um indicador de que a primeira substância foi completamente destilada.
Após alguns minutos, observou-se novamente um aumento de temperatura, parando dessa vez nos 96-97ºC. O Erlenmeyer contendo a primeira substância foi removido e substituído por outro que pudesse receber a segunda substância.
Com as amostras propriamente destiladas, procedeu-se para a identificação das mesmas através de um teste de solubilidade. Um organograma simplificado foi utilizado como roteiro. Foram testadas as solubilidades em água e ácido sulfúrico concentrado, além da acidez em papel tornassol.

CRITÉRIO

Relacionados