Textos

Páginas: 32 (7949 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
© QUESTÕES CORRIGIDAS – PROFESSOR Rodrigo Penna

1

QUESTÕES CORRIGIDAS LEIS DE NEWTON ÍNDICE
EQUILÍBRIO: 1A LEI ‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐ 1  2A LEI: FRESULTANTE = M.A ‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐ 14 AÇÃO E REAÇÃO: 3A LEI ‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐‐ 37 

Equilíbrio: 1a Lei
1.
Um corpo de massa m se encontra em equilíbrio sob a ação do seu próprio peso, da força aplicada pela barra B e da força de tração T exercida pela corda de sustentação. Veja o esquema a seguir.




T
B
m
Nestas condiçõespodemos afirmar corretamente que: a) a tração T aplicada pela corda é maior que o peso do corpo. b) a tração T aplicada pela corda é menor que o peso do corpo. c) a tração T aplicada pela corda é igual ao peso do corpo. d) apenas conhecendo o ângulo entre a corda e a parede vertical poderemos saber se a tração T é maior, menor ou igual ao peso do corpo. CORREÇÃO A condição de equilíbrio implica que aForça Resultante deve ser igual a zero (1ª Lei de Newton). Assim, temos: A tração será sempre maior que o peso, pois é a hipotenusa do triângulo formado pelos vetores.
→ → → →

Peso do corpo

Tração da corda

Força da barra www.fisicanovestibular.com.br

© QUESTÕES CORRIGIDAS – PROFESSOR Rodrigo Penna GABARITO: A equilíbrio. Veja o esquema. DADO: sen 30º = 1/2 cos 30º = 3 /2


22. Determine a força de tração T no fio necessária para manter o corpo de peso P = 10 N em

a) 5 N b) 5 3 N

c) 10 N d) 10 3 N

30o

CORREÇÃO Basta decompor o peso: A tração é igual ao peso Px = P sen 30º = 10.1/2= =5N. Px.




N


T

P

x



θ



P

P

y

GABARITO: A

3. a) Explique o conceito de Inércia.

b) A Inércia se relaciona com qual das Leis deNewton?

CORREÇÃO
a) A Inércia é a tendência dos corpos a manter sua condição de repouso ou de movimento (MRU). b) Ela se relaciona à 1ª Lei de Newton, que é conhecida por este nome.

4. (PUC/BH-2006) Um trator, com velocidade constante, puxa horizontalmente um tronco de
árvore por meio de uma corrente, exercendo sobre ela uma força de 1000N. Considerandose que o tronco tem um peso 1500N, aforça resultante sobre o tronco vale: 1000 N 500 N www.fisicanovestibular.com.br

a) b)

© QUESTÕES CORRIGIDAS – PROFESSOR Rodrigo Penna c) d) 0 2500 N

3

CORREÇÃO
Na verdade, este problema me parece uma espécie de pegadinha, para quem não conhece ou não estudou direito a 1ª Lei de Newton! Porque, fora isto, ele é fácil demais! Enunciado: “velocidade constante, puxa horizontalmente...” ⇒MRU ⇒ F R = 0 (1ª Lei de Newton).

Os valores da força na corrente, peso do tronco, tudo isto, é só para “encher lingüiça”!

GABARITO: C. 5. (UFSJ – 2006)

CORREÇÃO
www.fisicanovestibular.com.br

© QUESTÕES CORRIGIDAS – PROFESSOR Rodrigo Penna

4

Muito básica mesmo. Repouso ⇒ 1ª Lei de Newton ⇒ F R = 0. Duas forças que se anulam comumente, e mantém o corpo em Repouso: o Peso,vertical e para baixo, devido à atração Gravitacional da Terra, e a Normal, do apoio da mesa, vertical para cima. OPÇÃO: B. 6. (UFVJM – 2006) Analise a seguinte situação-problema:
Um objeto, de peso W , está suspenso em um sistema constituído por uma barra B e um cabo T presos a uma parede MN, como ilustra a figura abaixo. O ângulo entre o cabo e a parede é de 30º.

Considerando o objeto emequilíbrio e sen 30º atua na barra é igual a

1 3 = , cos 30º = , é CORRETO afirmar que o valor da força P que 2 2

3 W 3 B) 3 W
A)

3 W 2 1 D) W 2
C)

CORREÇÃO
Embora não esteja explícito na questão, é de se supor o peso da própria barra como desprezível, tanto que não é nem mencionado. Nestas circunstâncias, a questão que a primeira vista pode parecer sobre Torque, Equilíbrio de um corpo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • texto
  • texto
  • Texto
  • Textos
  • Texto
  • Texto
  • Texto
  • Textos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!