textos

Páginas: 12 (2924 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Até onde vai a liberdade.
As biografias não autorizadas são, sem dúvida, uma “pedra no sapato” de diversas personalidades brasileiras, pois diversas vezes acabam divulgando para o público fatos que o biografado não estava com a intenção de revelar. Ou pior, não raro as informações passadas ao leitor são irreais, mas passam a ser encaradas como “verdades absolutas” por fãs e pela mídia.

Taissituações ocorrem principalmente porque muitos biógrafos mal preparados e sedentos por informações “bombásticas” acabam consultando fontes não confiáveis. Muitas vezes chegam ao absurdo de basearem-se em informações da imprensa, que costuma impor o sensacionalismo acima da informação. Em biografias autorizadas isso não ocorre, pelo fato de a fonte da informação ser a própria personalidade. Quandonão, parentes e amigos próximos, que poderão passar informações mais fiéis à realidade.

Muitos artistas consagrados na música popular brasileira como Erasmo Carlos, Gilberto Gil e Caetano Veloso foram duramente criticados por serem contra a publicação de biografias não autorizadas, sendo que, na época da ditadura militar foram ativos na luta a favor da liberdade de expressão. Tais críticas nãodevem ser levadas em conta, pois o direito implícito a cada cidadão de se expressar acaba [expressar acaba] a partir do momento em que este fere a integridade moral de outro cidadão.

As biografias sem autorização desrespeitam o direito à privacidade. Pois[Pois,] apesar de serem “pessoas públicas”(como são conhecidas pela maioria da população), os artistas são, acima de tudo, cidadãosbrasileiros, e desse modo estão sujeitos aos mesmos direitos e deveres de todos. http://extra.globo.com/noticias/brasil/em-video-compartilhado-no-whatsapp-atriz-porno-faz-campanha-contra-divulgacao-nao-autorizada-de-imagens-intimas-11996455.html

Uma alternativa que pode ser adotada para tentar resolver essa situação é a publicação de biografias não autorizadas contendo uma nota esclarecendo que, por setratar de uma obra não autorizada, não deverá ser levado em conta tudo o que será lido na mesma . Assim, os biógrafos sem autorização não sairão completamente prejudicados e os direitos dos artistas serão respeitados.

MMA, um esporte como qualquer outro
O MMA é um esporte que vem atingindo grande popularidade entre a[na] mídia e as [entre as] pessoas comuns. Como toda prática esportiva, o MMApode promover melhorias ao meio social através da inserção de jovens à prática do esporte, instruindo-lhes que as lutas só devem ser exercidas dentro dos octógonos - ambientes onde ocorrem as lutas. Além disso, o MMA contribui para a formação moral desses jovens. 

As artes marciais mistas ou MMA - sigla proveniente da língua inglesa - podem contribuir consideravelmente para a melhoria sociale cultural, esse [cultural. Esse] processo dar-se-ia através da abertura de centros de treinamento de MMA, ao possibilitar o ingresso de jovens que estejam dispostos a seguir fielmente os fundamentos do esporte. Por meio dessa iniciativa, pode-se evitar que esses indivíduos optem pelo ingresso nas práticas ilícitas, como o consumo e o tráfico de entorpecentes. 

Concomitantemente à divulgação de talesporte, é necessária a vigilância intensiva acerca da prática do MMA, ou seja, ao pleno exercício da luta em si, essa [si. Essa] atitude é requerida, visto que a prática indiscriminada dessa luta, seja em ruas, escolas ou em locais clandestinos, vai de encontro aos princípios estabelecidos pelo MMA, o qual apregoa a prática do esporte pelo esporte, ou seja, essa atitude não deve ser exercida pormotivos torpes, como brigas, revanchismos e exibição de poder. 

O MMA preconiza com louvor o respeito entre seus participantes, vê-se[participantes. Vê-se] que esse esporte [esporte,] além de colaborar com melhorias nos âmbitos sócio-culturais, [socioculturais,] transforma-se num agente capaz de contribuir para a formação moral de seus seguidores ao ensiná-los o inconteste respeito aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • texto
  • texto
  • Texto
  • Textos
  • Texto
  • Texto
  • Texto
  • Textos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!