Textos de PUR

Páginas: 30 (7274 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
História
Fracassada a iniciativa de dividir para governar, a coroa portuguesa procurou uma outra solução para manutenção da posse do território, principalmente devido ao aumento das ameaças de invasões estrangeiras e a valorização expressiva do comercio do açucar produzido na colonia. Ao decidir pela construção de uma fortaleza no centro do litoral, para sadiar o Govrno Geral, D. joao IIIprocurava criar instrumentos para não perder o que já fora conquistado, alem de proporcionar um apoio efetivo para perder o que já fora conquistado, além de proporcionar um apoio efetivo para os nucleos que sobreviveram à derrocada do sistema anterior.
De direito, as capitanias ainda não existiam, mas gradativameno perdiam suas características originais até sua extinção no século XVIII. porém, de fato,já refletiam o controle direto dos agentes reais, iniciado com a vinda de tomé de souza e seu regimento. Entre as diversas recomendações e obrigações dispostas no Regimento de Tomé de souza, considerada a primeira carta magna magna do brasil, dispunham-se recomendações sobre a cidade a ser fundada para abrigar o Governo Geral.
Fundada oficialmente em 1549, a cidade de São salvador marcaria oinicio de uma nova fase do urbanismo colonial. para projetar e implantar a cidade-sede do governo geral, tome de sousa trouxe o mestre de obras luis dias, cujas traças e descrições foram encaminhadas à sua majestade para devida aprovação. Tais documentos, arquivados na torre do tombo (portugal), revelam que Dias acumulou funções do arquiteto e urbanista, e foi o responsável pela t3entativa de atribuirà nova cidade um traçado regular, conforme recomendavam as leis das indias.
Pelo resultado original, que ainda pode ser observado na região mais elevada de salvador, é possível perceber a habilidade de Dias adaptando um tabuleiro de xadrez a um suporte irregular, trapezoidal, com algumas ruas cruzadas ortogonalmente, porém gerando quadras com formato de polígonos irregulares.
mapas do inicio doseculo XVII revelam que o nucleo original, devidamente amarulhado e com portões, já havia rompido os limites dos murosm se dirigindo à área mais baixa, junto ao mar, onde se localizavam as instalações portuárias. A denominada cidade alta, mais antiga, abrigava os principais edifícios consagrados às ordens religiosas, sentre elas o colégio dos jesuítas e o convento de soa francisco de assis e acasa da câmara e cadeia.
O século XVIII iria encontrar um resultado híbrido no traçado da cidade, incluindo a tentativa de planejamento reticulado no platô, ruas acompanhando a orla na cidade baixa e o tradicional modelo de influencia do medievo na área de ligação entre estes dois pontos, permitindo associações com cidades lusas como Lisboa ou o porto.
Salvador nasceu, em 1549, por tome de Sousa,como uma cidade planejada, influenciada pelo desenho urbano português do período renascentista. A partir do centro onde foi assentada (atual região da Praça Municipal e Comércio), o núcleo urbano cresceu ao seu redor desordenadamente e assim seguiu até o Século 20 quando voltou a ser pensada em termos de planejamento urbano.
A cidade de São Salvador marcaria o início de uma nova fase do urbanismocolonial. Pelo resultado original, que ainda pode ser observado na região elevada de salvador, é possível perceber um tabuleiro de xadrez a um suporte irregular, trapezoidal, com algumas ruas cruzadas ortogonalmente.

Salvador em 1625, durante a reconquista espanhola. Observe que a Cidade organizava-se como uma fortaleza. A grande igreja na parte centro-esquerda da ilustração é a dos jesuítas, como colégio, e é anterior ao atual templo. A igreja mais ao centro é a Sé Primacial.

Nenhuma das duas praças é regular, mas é possível ver uma certa regularidade e uma certa predominância do traçado em xadrez nos quarteirões circunvizinhos.
O desenvolvimento posterior da cidade vai se dar no sentido da manutenção do centro administrativo e religioso na parte alta, e o surgimento de uma cidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE PUR
  • PUR III
  • PUR BATATA
  • RESENHA PUR
  • PESQUISA PUR
  • Visita á Pur
  • 1P PUR CONSERV INTEGRADA
  • PUR DIAGNISTICO DE FORMOSA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!