Terras baixas

Páginas: 3 (629 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2011
EDIO RAMON DE AGUIAR
GUSTAVO TAVARES
JOACIR FERNANDES
JULIANO FERNANDES
PAULO VICTOR GABRIEL

ECOLOGIA II

FLORESTA OMBRÓFILA DENSA
Antes conhecida como Floresta Pluvial Tropical, tem comoprincipais características as altas temperaturas e o alto índice de precipitação bem distribuído durante o ano, praticamente sem períodos de seca. As folhas das árvores são geralmente largas e estãosempre verdes.
A Mata Atlântica, a Serra do Mar, e partes da Floresta Amazônica são exemplos de Floresta Ombrófila Densa. É chamada de Floresta Ombrófila Densa Aluvial a mata ciliar, ou seja, afloresta que ocorre ao longo dos cursos d’água.
Existem ainda as seguintes faixas altitudinais: Floresta Ombrófila Densa das Terras Baixas (altitudes inferiores a 50 metros); Densa Submontana (em encostasdas serras entre 50 e 500 metros de altitude); Densa Montana (em locais entre 500 e 1.000 metros de altitude) e Densa Alto – Montana (altitudes superiores a 1.000 metros).
FLORESTAS OMBRÓFILASDENSAS DE TERRAS BAIXAS
As florestas ombrófilas densas de terras baixas ocorrem associadas à planície costeira e aos depósitos de talos na base das encostas, em altitudes inferiores a 50 metros. Ocupam osterrenos quarternários formados por sedimentos arenosos sobre solos podzólicos de drenagem moderada resultantes da erosão das serras costeiras. Trata-se de uma floresta bem desenvolvida com elementosdominantes formando um dossel denso e homogêneo em torno de 20 a 25 metros de altura. Nos talos próximos às encostas, onde o solo é profundo e rico em matéria orgânica proveniente de deslizamentos, afloresta é ainda mais desenvolvida, com ocorrência de árvores enormes de até 40 metros de altura e 3 m de DAP.
As espécies arbóreas comuns nessa formação florestal são geralmente seletivashigrófilas, sendo características do dossel o tapiriri (Tapirira guianensis), guacá-de-leite (Pouteria cenosa), maçaranduba (Manilkara subsericea), bicuíba (Virola oleifera), canela-nhutinga (Cryptocarya...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planícies e Terras Baixas Amazônicas
  • A ECONOMIA AGRÍCOLA: o problema de terras produtivas no período páleo-babilônico na Baixa Mesopotâmia
  • BAIXA ESCOLARIDADE E BAIXA CAPACITA O
  • CONFORMISMO E RESISTÊNCIA INDÍGENA NAS TERRAS BAIXAS MAIAS DURANTE A CONQUISTA ESPANHOLA (1527 – 1697)
  • Terra
  • terras
  • TERRA
  • Minha terra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!