terceiro setor e a questão social

Páginas: 17 (4079 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014










































































SUMÁRIO
REFERÊNCIA 15
Com a mudança constante dos cenários econômicos no mundo, inclusive no Brasil, surgem alguns fatores negativos sobre os quais deverá se concentrar a atenção dos administradores. Questões como reduzido crescimento econômico,globalização, regulamentação governamental, inflação, escassez de alguns recursos, alto custo do petróleo e protecionismo internacional deverão alertar as organizações para a utilização e aperfeiçoamento desse Planejamento. Segundo Igor ANSOFF (1990), somente um número reduzido de empresas utiliza o verdadeiro Planejamento Estratégico. A grande maioria das organizações continua empregando asantiquadas técnicas do Planejamento a Longo Prazo, que se baseiam em extrapolação das situações passadas. PhilipKOTLER (1975), propõe o seguinte conceito:“ O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior grau de interação com o ambiente”. A direção engloba os seguintes itens: âmbito de atuação, macro políticas,políticas funcionais, filosofia de atuação, macro estratégia, estratégias funcionais, macro objetivos, objetivos funcionais. Para Laudon e Laudon [2] um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação,a análise e o processo decisório em organizações. O acesso à informação e a capacidade de, a partir desta, extrair e aplicar conhecimentos, são vitais para o aumento da capacidade concorrência e o desenvolvimento das atividades comerciais num mercado sem fronteiras. As vantagens competitivas são agora obtidas através da utilização de redes de comunicação e sistemas informáticos queinter-relacionam empresas, clientes e fornecedores. A informação é determinante para toda e qualquer organização manter-se aberta e funcionando atendendo todas as necessidades e ordenamentos do mercado globalizado. O processo de decisão baseia-se na quantidade e qualidade das informações colhidas e verificadas sobre o produto ou serviço praticado no mercado.




O alinhamento estratégico corresponde àadequação e integração funcional entre ambiente externo e para desenvolver competências e maximizar o desempenho organizacional. Para conseguir promover melhor o alinhamento é necessário entender que ele não é um fato isolado, e sim um processo contínuo de adaptação e mudança. Por isso devemos adotar o sistema de revisão contínua (avaliação) para sua promoção. O ajuste deve ocorrer em todas as etapasdo planejamento, para não haver falhas futuras.
Percebemos então como é grande a importância do planejamento, elaboração de estratégias, uso de informação para gerar conhecimento, tecnologia da informação, mas também podemos ver que pouco adianta termos estes elementos na empresa se não tivermos um plano de alinhamento estratégico. Um plano que interligue todos os setores e processos da empresa,que otimize a utilização do potencial das empresas. Mencionar esta situação não seriam tão importantes se não estivéssemos num mundo tão competitivo. Não basta mais ter capital, mão de obra e matéria-prima. É preciso ter algo mais. Então mais do que nunca é preciso planejar com consciência e qualidade. O planejamento estratégico visa orientar e reorientar os negócios e produtos para que geremlucros e crescimento esperados. O planejamento é um instrumento de gestão, onde se elabora um plano de ação, metas, objetivos e através dele estratégias de trabalho para sua execução da maneira mais otimizada possível. Para as organizações pode ser difícil entender o consumidor, principalmente, aquelas que não se interessam ou não conhecem o poder da pesquisa para identificar as diferenças e as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Terceiro setor e questão social
  • Terceiro Setor e a Questão Social
  • terceiro setor e questão social
  • Fichamento terceiro setor e questão social
  • terceiro setor em questão
  • SERVIÇO SOCIAL NO TERCEIRO SETOR
  • Terceiro setor ( serviço social)
  • Políticas sociais no terceiro setor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!