Fisica - Energia sustentavel

Páginas: 6 (1426 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Trabalho de Fisica


















Joinville/SC
08/2014


Índice
Conteúdo




Numero da pagina
Introdução
1
Desenvolvimento
2,3,4 e 5
Conclusão
6
Bibliografia
7





















Introdução
Sabendo da crescente necessidade de se conciliar desenvolvimento social e econômico com a preservação do planeta, cadavez mais pessoas têm buscado soluções sustentáveis para tarefas do dia a dia. Atualmente, a sustentabilidade doméstica foi além de separar o lixo orgânico do reciclável. Já é possível ver casas modernas com projeto de arquitetura não somente bonito, mas também altamente sustentável que, além de preservar os recursos do meio ambiente, ainda prezam pela economia financeira dos seus proprietários emoradores, sem abrir mão do conforto com o qual já estamos todos acostumados..


















1

Desenvolvimento
Com um projeto bem feito, é possível construir uma casa sustentável sem gastar muito mais por isso. Geralmente, a maioria dessas tecnologias se paga sozinha com a economia que geram, sem falar que valorizam a construção no caso de uma futura venda.
EnergiaFotovoltaica
A energia solar fotovoltaica tem como característica básica a conversão da Energia Solar em energia elétrica, limpa, renovável e inesgotável. O processo se dá por uma reação fotoquímica, ocorrida no interior dos Painéis solares fotovoltaicos, onde se encontram instaladas Células Fotovoltaicas, normalmente fabricadas em silício..
Os painéis solares são estruturados em perfil de alumínio evidro, sua forma construtiva os torna extremamente robustos e duráveis, possuindo vida útil em torno de 25 anos.
A estes painéis são conectados controladores de carga, inversores, e outros dispositivos eletrônicos que garantirão o funcionamento adequado do sistema, seja num projeto autônomo conectado a um banco de baterias, seja num sistema “on grid” conectado à rede publica de energia.
.Osprojetos de Energia Solar Fotovoltaica devem ser avaliados por técnicos especialistas de maneira que possuam avaliação tanto técnica quanto econômica, demonstrando de forma clara a sua viabilidade.
Os Sistemas Fotovoltaicos são constituídos por dois componentes principais: Os painéis fotovoltaicos, que convertem a luz do sol em energia elétrica, e o inversor, que converte a eletricidade de correntecontinua, gerada pelos painéis, em corrente alternada, para ser utilizada em lâmpadas e eletrodomésticos.
Existem basicamente dois tipos de sistema, os autônomos, para locais onde não existe rede elétrica e os conectados à rede. Os autônomos utilizam baterias para armazenar a energia gerada durante o dia, para que possa ser utilizada à noite. Já os conectados à rede, não precisam de baterias, poisutilizam a própria rede elétrica para compensar a intermitência da geração.
Para a instalação de um sistema fotovoltaico, é necessária uma área com boa exposição ao Sol. Em geral, utiliza-se o telhado, mas pode ser também instalado no solo. A área necessária é calculada de acordo com o consumo de energia.
É interessante que o telhado esteja voltado para o Norte, e muito importante que não tenhaárvores, prédios, caixas d’água ou outros objetos que possam sombrear os painéis, o que diminuiria a geração de energia.Para a instalação de um sistema fotovoltaico, é necessária uma área com boa exposição ao Sol. Em geral, utiliza-se o telhado, mas pode ser também instalado no solo. A área necessária é calculada de acordo com o consumo de energia. É interessante que o telhado esteja voltado parao Norte e muito importante que não tenha 2árvores, prédios, caixas d’água ou outros objetos que possam sombrear os painéis, o que diminuiria a geração de energia.
Aproveite a água de chuva e diminua os impactos ambientais.

A crescente urbanização com a ocupação de regiões baixas e consequente impermeabilização do solo em áreas naturais vem exigindo cada vez mais soluções inovadoras no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • energia sustentavel
  • Energia sustentavel
  • Energia Sustentável e Não Sustentável
  • energia sustentavel
  • Energias Sustentaveis
  • energias sustentaveis
  • Energia sustentavel
  • Energia Sustentável

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!