Terapia Assistida por Animais na Educação

Páginas: 8 (1824 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Passo 1:
MAPEAMENTO DO PERFIL DA TURMA
Escola: Caminho Suave
Ano ou Série: Infantil II A
Número de Aluno: 25 Meninos: 10 Meninas 15



Descrição do perfil da turma:
A turma do Infantil II A é composta por 25 alunos com a faixa etária de Idade de 03 anos e 2 educadoras.
Nesta turma presencia-se muitos momentos de descontração,felicidade, entendimento, descontração, no entanto, vivem-se também momentos de medos, incertezas, inseguranças, dificuldades. Afinal, estudar não é fácil e requer muita paciência e concentração.
Para que o dia seja produtivo e bem aproveitado, se faz necessário desenvolver várias atividades, no intuito de ensinar, aprender, crescer, e para isso, cantamos, brincamos, estudamos, lemos.
Os alunos dessasala de aula, em geral, entendem bem a função da escola, isto é, tem uma boa aceitação da escola em sua rotina diária, assim, a professora, bem como sua auxiliar, tem maior segurança para desenvolver suas atividades.
Nessa turma, procuramos primeiramente ensinar as crianças a serem amigas, principalmente nas questões que tratam de relacionamento, como respeitar e ouvir, independente de quem seja,se o coleguinha ou as orientadoras.
Os alunos da turma, como toda e qualquer criança, testam as orientadoras em todos os sentidos e por esse motivo, muitas vezes é necessário impor respeito, algumas vezes até mesmo aparentando braveza, para que assim, as crianças entendam a necessidade de respeitar as lideranças.
Em geral, também como na maioria dos casos, as meninas gostam de brincar debonecas e os meninos de carrinhos, mas também participam das brincadeiras de roda onde todos brincam juntos, assim como de cantar, dançar e brincar de massinha.
A primeira reunião de pais deixou a professora bastante satisfeita, na medida em que a maioria dos pais compareceram ou enviaram representantes, sendo possível assim, conhecer um pouco melhor a realidade de cada crianças assistida por ela.A maioria dos alunos é bastante assídua, facilitando o desenvolvimento da turma em sua aprendizagem.
Por fim, é através das atividades citadas acima que procura-se doutrinar e desenvolver os conhecimentos e habilidades necessários para esta faixa etária.
Com o decorrer dos dias e o desenvolvimento das atividades na sala de aula, as educadoras notaram que 03 alunos na sala de aula tinhamcaracterísticas diferenciadas das demais crianças do grupo, tais quais:
Passo 2:
- Pedro, com idade de 03 anos e 6 meses, tem um problema comportamental de dificuldade em separar-se de sua mãe, relacionada a desvio de regra disciplinar, sendo assim, diariamente chora ao chegar na escola, fazendo muitas vezes, com que seja necessário que a auxiliar de atenção exclusiva a ele, e isso faz com que poralguns instantes nenhum outro aluno tenha atenção dessa educadora, pois a criança neste momento não aceita a aproximação de mais ninguém, nesse aluno também identificou-se a característica de liderança, e por esse motivo, dificilmente aceita ser contrariado.
Em consulta ao seu cadastro, identificou-se que a criança é filho único, neto único, e por esse motivo, provavelmente seja tratado comexclusividade, gerando as dificuldades acima descritas no relacionamento com os demais.
- Ana Clara, com idade de 03 anos e 3 meses, tem um problema comportamental de cunho moral, por ser uma criança hiperativa, não gosta de se relacionar com os demais colegas da sala, e esta sempre buscando fazer tudo sozinha, quando nota a proximidade de algum deles parte para um confronto, que na maioria dasvezes acaba machucando os colegas por conta das mordidas ou empurrões que é a forma que ela encontra para afastá-los. Na hora do sono o trabalho é dobrado, pois a mesma não consegue relaxar e desfrutar daquele momento e por não conseguir dormir fica acordando os demais, na hora da higiene não aceita de forma alguma. Quanto ao desenvolvimento das propostas disponibilizadas não há o menor interesse da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • terapia assistida por animais na educação
  • Terapia Assistida por Animais na Educação
  • TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS NA EDUCAÇÃO
  • Terapia assistida por animais na educação
  • TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS NA EDUCAÇAO
  • Terapia Assistida por Animais na Educação
  • Projeto: “Terapia Assistida por Animais na Educação”
  • Intervenção pedagógica a partir da Terapia assistida por Animais na educação.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!