teorias de estado

Páginas: 5 (1197 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2013



Universidade Estadual de Campinas
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Política III
















Dentre várias teorias de Estado, daremos ênfase à proposta pelo sociólogo alemão Max Weber, que se baseia na “relação de dominação do homem sobre o homem” (Weber, Max. A política como vocação. In Ciencia política: duas vocaçõe. São Paulo: Cultrix, p.57).
A definiçãodo termo dominação nas teorias Weberianas se apresenta como um caso especial de poder, sendo definido segundo Weber como a principal forma de ação social, tratando como dominação a instauração da obediência de um elemento sobre outro, sendo essa obediência vista como um dever dos dominados, ou seja, para a existência de dominação, é preciso fundamentalmente, que os dominados aceitem sua condiçãosubmissa e sigam as ordens dos dominantes. O autor apresenta em sua obra três tipos puros de dominação, a de base carismática, de base tradicional e por fim a baseada na legalidade, todavia, independe da forma com que a dominação se legitime é preciso acrescentar que essa aceitação parte sempre de algum interesse dos súditos que só possam se concretizar a partir da obediência.
Na dominação quetem por base o carisma, os dominados exercem certa devoção a seu líder, sendo essa um dever desses submissos, ou seja, o dominante é aceito como tal devido a suas características afetivas e no reconhecimento de suas virtudes e qualidades pessoais, sendo de certa forma irracional, já que não prioriza o fato do governante ser capaz ou não, mas sim relações afetivas com os dominados.
No que dizrespeito à dominação baseada na tradição podemos afirmar que se trata da aceitação dos súditos a algum elemento que se apresenta como líder a partir de relações de poder já existentes, ou seja, como o próprio nome deixa claro, os dominados são reconhecidos pelos subordinados devido à tradicionalidade de seu poder, a partir de uma relação de dominação referente a um passado relativamente longo. Baseandoprincipalmente pelo respeito a superioridade do líder, sendo o patriarcalismo o exemplo mais puro dessa forma de legitimação de poder.
E por fim o tipo puro de dominação, que se dá a partir da legalidade, ou seja, os dominados se sujeitam a obediência devido a um conjunto de leis que defendem essa dominação, sendo um sistema de normas que torna legitima a existência de poder de um sobre o outro.Inclusive nesse tipo puro o próprio líder está submisso à própria lei, ou seja, mesmo o líder deve respeitar as leis pré definidas para assim manter o reconhecimento de seu domínio sobre os súditos. Concluímos assim que não se trata de uma forma de dominação baseada na irracionalidade como as anteriores, mas sim o oposto, baseia-se na racionalidade dos agentes em questão.
Para o autor Max Webero conceito de Estado está estreitamente ligado à dominação, já que para ele não é possível se efetivar o poder estatal moderno sem que haja aceitação por parte dos dominados e mais ainda, sem que se baseie na legalidade do poder, porém mesmo no Estado moderno, tido por Weber como racional, as outras duas teorias puras de dominação, carismática e tradicional, também existem, porém não com a mesmaintensidade da dominação por meio das vias legais. O conceito de legitimidade do poder, por tanto é a base da teoria de Estado Weberiana já que também é o que define a dominação, pois só existe poder se esse é legitimado, não só pelas lideranças, mas principalmente pelos súditos.
Outra base, atrelada à primeira, para explicitarmos a noção de Estado em Weber, é o fato de que esse Estado possuiinclusive o monopólio legitimo da força, ou seja, os subordinados legitimam inclusive o poder coercivo a esse Estado, para que com a força seja garantido o cumprimento das leis pelos membros da sociedade. A burocracia é a forma pela qual essas leis e a legitimidade delas são garantidas no Estado moderno, sendo essas normas garantidas e mantidas de forma burocrática.
Para Max Weber surge no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria do estado
  • teoria do estado
  • Teoria do estado
  • Teoria do Estado
  • teoria do estado
  • Teoria Do Estado
  • Teoria do estado
  • TEORIA DO ESTADO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!