Teoria psicogenética - vygotsky

Páginas: 2 (406 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS – PUC Minas
Unidade São Gabriel – Curso: Psicologia
5° Período / Noite - Data: 19/04/2012
Aluno: Lilian da Silva Paiva

A VIDA AFETIVA E SUAMEDIAÇÃO NO CONTEXTO CULTURAL

OLIVEIRA, MARTA Kohl de; REGO, Teresa Cristina. Vygotsky e as complexas relações entre cognição e afeto. In: ARANTES, Valéria Amorim (org.). Afetividade na escola:alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003.


O texto “ Vygotsky e as complexas relações entre cognição e afeto” apresentado pelas autoras Marta Kohl de Oliveira e Teresa Cristina Rego,aborda alguns dos principais conceitos, segundo a teoria de Vygostky , entre as relações do corpo e mente e cognição e afeto. Vygostky afirma que apenas podemos compreender o pensamento humano de umaforma completa se entendermos a sua base afetivo-volitiva, onde dimensões de afeto e cognição estão intimamente relacionadas. O repertório cultural, as interações com outras pessoas, por sua vez, sãotambém extremamente relevantes na compreensão dos processos envolvidos, e é a partir daí que acontece a constituição singular de cada uma das pessoas.


De acordo com Vygotsky, a formulação daemoção pode explicar a complexa relação existente entre emoções inferiores das crianças e emoções superiores dos adultos, ele acreditava que emoções primitivas originais poderiam transformar-se ememoções superiores mais sofisticadas, portanto a qualidade das emoções mudam, ao passo desenvolvimento cognitivo e conceitual da criança acontecem.


As emoções primitivas para Vygotsky, sãoinstintivas, ou seja, de origem biológica, mas com o desenvolvimento humano esta origem biológica torna-se um fenômeno histórico-cultural, caracterizando um controle do homem sob si mesmo. Ainda naperspectiva histórico-cultural, ressalta-se o importante papel da linguagem na vida emocional dos indivíduos distribuídos em diversos grupos culturais.

A análise genética possibilita a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão.
  • Piaget, Vygotsky e Wallon
  • PIAGET, VYGOTSKY E WALLON Teorias Psicogenéticas em discussão
  • Um novo olhar, Piaget, Vygotsky, Wallon, Teorias Psicogenéticas
  • Fichamento piaget, vygotsky, wallon, teorias psicogeneticas
  • Piaget, Vygotsky, Wallon : teorias psicogenéticas em discusão La Taille, Yves de. 1951
  • teorias psicogeneticas
  • A teoria de vygotsky

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!