Teoria Psicanalítica

Páginas: 2 (362 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
01. A idéia principal da psicanálise de Freud é a de que o comportamento humano é governado por processos tanto conscientes quanto inconscientes. Dessa forma a psicanálise trabalha para odeciframento do inconsciente e a integração de seus conteúdos na consciência. Isso porque, são esses conteúdos desconhecidos e inconscientes que, em grande parte, determina a conduta das pessoas e dos grupossociais – as dificuldades para viver bem, o mal-estar, o sofrimento.

02. A dinâmica psíquica é entendida através da definição de id, ego e superego. O id é regido pelo princípio do prazer,constitui o reservatório da energia psíquica e é onde se “localizam” as pulsões. Refere-se ao inconsciente. O ego é regido pelo principio da realidade, é um sistema que estabelece um equilíbrio entre asexigências do id, as exigências da realidade e as “ordens” do superego. Além disso, procura “dar conta” dos interesses pessoais. O superego, que seu conteúdo refere-se às exigências sociais e culturais,tendo a moral e os ideais como funções. Esses sistemas são interdependentes, pois apesar do ego e do superego serem diferenciações do id, eles têm partes ou aspectos inconscientes também.

03. Sãoprocessos inconscientes realizados pelo ego, que deforma ou suprime a realidade para evitar o desprazer que pode ocorrer com a percepção da realidade. Essa percepção muitas vezes pode ser dolorosa,constrangedora e desorganizada. Entre os mecanismos de defesa estão: formação reativa e projeção. A formação reativa é quando o ego procura afastar o desejo agindo de forma que o indivíduo adota umaatitude oposta a esse desejo. Um exemplo seriam as atitudes exageradas. A projeção é quando há uma confluência de distorções do mundo externo e interno. O indivíduo localiza algo de si no mundo externo enão percebe que o que foi projetado na sociedade é algo seu que considera indesejável. Um exemplo é o jovem que critica o colega por ser competitivo e acaba não se dando conta que é ás vezes, até...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Psicanalítica
  • Teoria psicanalitica
  • A teoria psicanalitica
  • Teoria psicanalítica
  • Teoria Psicanalitica
  • Teorias Psicanalíticas
  • Teoria psicanalítica
  • Teoria psicanalitica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!