TEORIA INVESTIGATIVA

Páginas: 6 (1305 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Em outras palavras, com relação às quatro instituições
13
Apresentação
(por meio das equipes integrantes do projeto), trata-se de avançar no capital epistemológico que atua como pano de fundo para entender-problematizar o campo. Destacam-se, com relação às equipes, duas dinâmicas: uma, mais geral, que vem sendo mobilizada nos diferentes cenários nacionais e internacionais, por meio daparticipação em cursos, seminários, congressos, pesquisas· etc. A outra, mais específica, refere-se aos projetos particulares dos pesquisadores e estudantes das respectivas equipes. Busca-se, portanto, colocar em jogo uma operação que reúna e potencialize, em beneficio do campo e do país, aquilo que está, de certa forma, em andamento – pelas duas dinâmicas mencionadas.
O projeto estaria incompleto se nãointerviesse no desequilíbrio regional, visando a uma melhor distribuição e aproveitamento dos recursos humanos no plano nacional. Em seu eixo de ação, debruça-se sobre os processos de ensino-aprendizagem, objetivando propor avanços no currículo para superar o mero plano técnico que caracteriza grande parte dos cursos de comunicação social.
Por tal motivo, projetam-se os diferentes encontros,seminários e missões, assim, por meio dessas atividades, problematizam-se as bases teóricas como fazer e competência intelectual do campo. A inquietação é de que à medida que o estudante ascende, na carreira acadêmica, depara-se com situações de pesquisa, portanto, ele deve saber aumentar as possibilidades de articular epistemologicamente a investigação em relação ao campo.
Por conseguinte, propomostrabalhar como tema central do campo da Comunicação, o qual se divide em dois subtemas: Fundamentos de Epistemologia e Ensino Científico-Acadêmico.
O projeto tem um perfil voltado para os problemas teórico-epistemológicos e sua aplicação no ensino. Desse modo, situa o campo da comunicação na cultura acadêmica como condição
14
Teorias da Comunicação: Trajetórias Investigativas
de possibilidadepara a produção de conhecimento científico.
A articulação entre as instituições, através das equipes, objetiva o fortalecimento consequente das linhas de pesquisa e programas, tanto as que já estão com atividades consolidadas e sistematizadas quanto, especialmente daqueles programas que estão em fase de fortalecimento e estruturação.
Dessa forma, o projeto desenhará condições para omelhoramento dos programas de pós-graduação. Ao traçar as linhas do projeto, as equipes sabem da nocividade que significa para um país que caminha visando a excelência em pesquisa, a não-interação e interligação entre as instituições de educação superior no cenário científico-acadêmico.
Nesse contexto, podemos afirmar que, naturalmente, os objetivos do projeto , em suma, apóiam-se na proposta de refletir eproblematizar o conhecimento científico, tendo como foco a epistemologia, metodologia, cultura acadêmica, relação universidade-ciência. Além disso, vemos a necessidade de ampliar a discussão sobre o campo da comunicação, através do aprofundamento com relação ao tipo de conhecimento desenvolvido na área. Assim, buscar, também, por intermédio de articulações das pesquisas, uma dinamização eaprofundamento dos estudos na área, a fim de promover o fortalecimento e consolidação das linhas de pesquisas, em consequência, dos programas de pós-graduação.
Outro ponto a ser levado em consideração é o fato de que o projeto procura estimular a interação inter e intra científico-acadêmicas, para constituir redes de cooperação entre as instituições dentro e fora das regiões. Dessa forma, ampliar aformação de mestres e doutores e a produção científico-acadêmica para equilibrar a situação regional da pós-graduação brasileira.
Visamos, também, fomentar discussões epistemológicas de modo a possibilitar o aprofundamento e a criação de critérios
15
Apresentação
pertinentes ao cenário da universidade nas diferentes instâncias científico-acadêmicas, desse modo, contribuindo para o aperfeiçoamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Praticas investigativas
  • atividade investigativa
  • Praticas investigativas
  • Policia Investigativa
  • aula investigativa
  • pesquisa investigativa
  • Praticas investigativas
  • Praticas investigativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!