Teoria educacional

Páginas: 2 (405 palavras) Publicado: 19 de julho de 2012
UNIVERSIDADE CATOLICA DE PERNAMBUCO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGOGICA
DISCIPLINA: POLITICA E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
PROFESSOR DR. DEGISLANDO NOBREGA
COORDENADORA PROFª MSC.YARAMª LEAL HELIODORO




TRABALHO ACADEMICO




Responda ao que se pede:

1 – A ciência moderna caracterizou-se pela especialização em detrimento do todo. Quais as precariedades econsequências desta visão de ciência?

Resposta: O pensamento científico cartesiano (Descartes), Newtoniano e Baconiano, como ficou conhecida a ciência moderna, foi por muito tempo (séculos e séculos)considerado como verdade absoluta: as teorias, os princípios, os blocos de construção e as leis eram verdades universais, isto é, era a descrição literal e objetiva do que existe na natureza.Acreditava-se que conhecendo as partes se compreenderia o todo; Eram as estruturas, forças e mecanismos que interagindo formavam o processo; As descrições científicas eram objetivas, não havendo qualquerinterferencia do investigador no resultado e no próprio processo de conhecimento; Percebe-se que essas “leis fundamentais” já não dão conta do recado, percebe-se que se não funciona, então não é verdadeiro.O que desmente que o conhecimento científico pode alcançar a certeza absoluta e final da natureza/realidade.


2 – O filme “Ponto de Mutação” mostra a crise do modelo de ciênciacartesiano/Newtoniano e emergência de um novo paradigma. Quais os traços mais importantes do novo paradigma e qual a sua relevância para sua prática docente?

Resposta: Os traços mais marcantes são a nova visão demundo (humanização e respeito a natureza; retorno de valores éticos e morais como princípios básicos de melhor qualidade de vida), reconhecendo que o todo não é apenas formado por partes isoladas e,sim por padrões de teia inseparável de relações. Onde cada estrutura deve ser vista como manifestação de um processo subjacente e dinâmico de conhecimento, e que sua compreensão deve ser incluída na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias Educacionais e Teorias Psicológicas.
  • Teorias sobre práticas educacionais
  • Didática e teorias educacionais
  • A relacao dos filosofos com as teorias educacionais
  • Didáticas e teorias educacionais
  • “TEORIAS PSICOLÓGICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA EDUCACIONAL”
  • Teorias Educacionais Construtivismo, Construcionismo, Conectivismo
  • As Teorias educacionais e as didáticas na modernidade e pós-modernidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!