Ghiraldelli Didatica Teorias Educacionais Corrigido VFinal

19873 palavras 80 páginas
Didática e teorias educacionais.

Texto 02
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Didática e teorias educacionais. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2000.
104p [Coleção: o que você precisa saber sobre]
Este é um livro não só de didática, mas de "didática e teorias educacionais”. É um livro voltado para que o professor possa desempenhar melhor seu trabalho de "organização das atividades de ensino e aprendizagem na escola" e, também, um livro que pretende dar condições, ao seu leitor, de refletir com profundidade os vínculos entre a didática, as teorias sociais, a filosofia da educação e, em outra palavras, as teorias educacionais.
Trata-se de um Livro curto, mas nem por isso de leitura rápida. Ele depende do Leitor. Ele visa um leitor que esteja curioso em saber que rumos pode tomar o ensino, na sala de aula, agora, no limiar do século XXI, em uma sociedade que muitos vem admitindo como sendo uma sociedade pós-moderna.
Muitos acreditam que os problemas de ensino desapareceriam se todas as escolas tivessem dinheiro para as suas atividades. Este é um livro que acredita nisso, é claro, mas que acredita que sem um estudo das teorias educacionais muito do dinheiro que pudesse ser empregado nas escolas talvez se perdesse.
Capitulo I
Introdução
O TERMO "DIDÁTICA" É DE USO COMUM ENTRE NOS, brasileiros e falantes do português, em geral. Seu equivalente entre franceses é didactique, entre alemães, Didaktik e entre ingleses e norteamericanos didactic. Se conversarmos com alemães e franceses, eles, como nós, farão referência aos seus termos equivalentes usando as ideias de "arte de ensinar" ou "estratégias e técnicas de ensino" ou, ainda, mais sofisticadamente, "organização e otimização de processos de ensino-aprendizagem".
Todavia, se falarmos com ingleses e norte-americanos, veremos que eles têm certa dificuldade com o uso do termo didactic. O termo, quando reconhecido, é muitas vezes tomado pejorativamente, como um tipo de ensino que não muda, repetitivo. Para os falantes de língua inglesa,

Relacionados