Teoria de maslow

Páginas: 14 (3263 palavras) Publicado: 23 de maio de 2013
PESQUISA SOBRE EMILIA FERREIRO E TEBEROSKY

É a partir desta pesquisa que se muda a concepção do ato de alfabetizar ao demonstrar que a criança constrói o processo da lecto-escrita, conhecimento que a criança tem sobre a leitura e a escrita, seguindo o caminho próprio e determinado (MERCADO, 2000, s.p.).
FERREIRO e TEBEROSKY (1985) baseiam-se em três grandes princípios:
1º princípio: é o daaprendizagem pelo pensamento;
2º princípio: é o do ensino associado à pesquisa;
3º princípio: é o reconhecimento da importância dos valores vigentes na sociedade ou na escola para o encaminhamento de um processo educacional.
A fundamentação teórica que norteia a pesquisa sobre a aquisição da língua escrita, desenvolvida por FERREIRO e TEBEROSKY (1985) tem como pressuposto teórico os estudos deJean Piaget, assumindo como métodos de exploração o método clínico, próprio da pesquisa psicogenética. Neste método o pesquisador tem acesso como a criança está pensando através de uma conversa com esta, sendo as perguntas elaboradas a partir das respostas das crianças.
A primeira grande diferença entre a teoria de Piaget e as tradicionais, como já foi visto, este sujeito é passivo frente aoconhecimento e espera alguém que possui um conhecimento para transmitir-lhe. Enquanto que o sujeito da teoria piagetiana é um ser ativo que pensa sobre o objeto de conhecimento da língua escrita, num processo interativo, social e escolar. Ele busca compreender o mundo ao redor, incorporando os elementos que pertencem ao meio e os interpretando de acordo com seus esquemas assimilativos, sendo entãoconstruídos a partir das hipóteses (MERCADO, 2000, s.p.).
O processo de aprendizagem dependerá destes esquemas assimilativos, que são transformados a partir das características observáveis dos objetos de conhecimento, sendo acomodados aos estímulos interpretados na interação com as propriedades do objeto. Este processo denomina-se auto-equilibração; caracterizando-se por uma constante reestruturaçãode esquemas antigos que não se adaptam as novas informações assimiladas.
As reestruturações, segundo Piaget, só ocorrem à medida que as interações entre o sujeito e o mundo provocam desequilíbrios e para que este sujeito novamente se reequilibre ocorrem dois processos simultâneos – assimilação e acomodação – que forçam o desenvolvimento das estruturas cognitivas e possibilitam a auto-regulação.A assimilação ocorre quando a criança muda os esquemas acumulativos e desestrutura o que está construído, relacionando-se com o que o sujeito já construiu em relação ao objeto. A acomodação dá-se através da tentativa do que já está construído, acomodando-se e gerando um novo esquema.
O conhecimento, nesta teoria, aparece como uma aquisição através de grandes reestruturações globais, algumas dasquais são errôneas, porém construtivistas. Alguns erros são considerados construtivistas à medida que permitem o acesso à resposta correta. Sendo estes necessários para que se avance na construção do conhecimento.
Para a Epistemologia Genética, os erros irão provocar desequilíbrios e auto-regulações no sistema construído pela criança. Estes erros são sistemáticos e dizem respeito a um sujeitoepistêmico. Estreitamente relacionados à noção de erro construtivo está a concepção de conflito cognitivo. Este conflito forçará o sujeito a modificar seus esquemas assimiladores, implicando mudanças em suas estruturas cognitivas, através de um processo de acomodação. Ressaltamos que não é qualquer conflito que pode ser considerado conflito cognitivo, pois para isso é preciso detectar quais são osmomentos nos quais o sujeito é sensível às perturbações e contradições, para ajudá-lo a avançar no sentido de uma nova reestruturação (MERCADO, 2000, s.p.).
Emília Ferreiro acredita que para a criança ler e escrever, não é preciso que a mesma tenha coordenação motora fina, como propõem os métodos tradicionais. Pois, estes exercícios não dizem respeito a inteligência (pensamento), mas sim a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria de maslow
  • Teoria de Maslow
  • Teoria de maslow
  • teoria de maslow
  • Teoria de maslow
  • Teoria de Maslow
  • Teoria de Maslow
  • Teoria de maslow

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!