Teoria da Agencia

Páginas: 9 (2030 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2014
Teoria de Agência, também chamada Teoria do Agente Principal, consiste numa das principais teorias de finanças e é considerada a principal abordagem formal para a governança corporativa. Foi formalizada no artigo seminal de Jensen e Meckling (1976). Os autores definem o relacionamento de agência como "um contrato no qual uma ou mais pessoas - o principal - engajam outra pessoa - o agente - paradesempenhar alguma tarefa em seu favor, envolvendo a delegação de autoridade para a tomada de decisão pelo agente". Dessa forma, se ambas as partes agem tendo em vista a maximização de suas utilidades pessoais, a Teoria de Agência afirma que existe uma boa razão para acreditar que o agente não agirá sempre no melhor interesse do principal.
O problema de agência ocorre quando os gestores tomamdecisões com o intuito de maximizar sua utilidade pessoal e não a riqueza de todos os acionistas, motivo pelo qual são contratados.
Os custos de agência são custos em que os acionistas incorrem para alinhar os interesses dos tomadores de decisão (gestores) aos seus. De acordo com Jensen e Meckling (1976), são a soma dos: i) custos de criação e estruturação de contratos entre o principal e o agente;ii) gastos de monitoramento das atividades dos gestores pelo principal; iii) gastos promovidos pelo próprio agente para mostrar ao principal que seus atos não lhe serão prejudiciais; iv) perdas residuais, decorrentes da diminuição da riqueza do principal por divergências entre as decisões do agente e as decisões que iriam maximizar a riqueza do principal.
Definição cedida pelo Professor AlexandreDi Miceli da Silveira (FEA/USP).
http://www.ibgc.org.br/

2 – TEORIA DA AGÊNCIA

O problema de agência (ou problema agente-principal) aparece quando o bem-estar de uma parte (denominada principal) depende das decisões tomadas por outra (denominada agente).
Jensen e Meckling (1976) comentam que a possibilidade de contratação de gestores que não necessariamente participem do capital daempresa, conduz ao problema da separação entre propriedade e controle, sendo que se ambas as partes (o principal e o agente) agem tendo em vista a maximização de suas utilidades pessoais, existe uma razão para se acreditar que o agente não agirá sempre no melhor interesse do principal.
As relações entre agente e principal são caracterizadas pela presença de informação assimétrica, isto é, o agentesabe mais sobre seu nível de esforço (empenho) diante dos negócios da empresa do que o principal.
O principal, em geral, não tem as melhores condições para observar e medir as ações dos agentes. Dessa forma, a decisão do agente em esforçar-se, não é inteiramente observada pelo principal.
O agente e o principal por serem racionais buscarão sempre maximizar suas funções utilidades, portanto,seus interesses não são coincidentes, sendo que é dessa forma que se origina o problema da agência.
As Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) são reguladas e fiscalizadas pelo Ministério da Previdência Social, por intermédio, respectivamente, do Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC) e da Secretaria de Previdência Complementar (SPC). Entretanto outros órgãos possuempapel normativo ou fiscalizador como o Conselho Monetário Nacional (CMN), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Secretaria da Receita Federal (SRF).
Devido ao grau de regulação do ambiente das Entidades Fechadas de Previdência Complementar a teoria da agência possuiria um fator limitador, pois o ambiente ao ser continuamente regulado introduziria um novo parâmetro na relação agente eprincipal, ou seja, o regulador, um dos stakeholders , sendo, portanto, uma terceira parte nessa relação
(Fontes Filho, 2003).

2 TEORIA DA AGÊNCIA

A teoria da agência é a base teórica que busca analisar as relações entre os participantes de um sistema, onde propriedade e controle são designados a pessoas distintas, o que pode resultar em conflitos de interesse entre os indivíduos.
De...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da agência
  • Teoria de agencia
  • Teoria das agencias
  • Teoria de agência
  • Teoria da agencia
  • Teoria de agência
  • Teoria da firma e teoria da agência
  • Informação assimetrica versus teoria da agencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!