teor de umidade e cinzas

Páginas: 2 (443 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
Introdução
A determinação de umidade é uma das medidas mais importantes e utilizadas na análise de alimentos pois está relacionada com sua estabilidade, composição podendo afetar aspectosrelacionados à estocagem, embalagem do produto até mesmo o processamento. Umidade, considerando a análise por secagem, é a fração que engloba todos os constituintes voláteis à temperatura de 105°C sendo que aporcentagem de umidade do alimento (%U) relaciona se com a quantidade de água disponível nele existente, pois, na realidade, não é somente a água que é removida, mas outras substâncias que se volatizamnessas condições.
Porém, na literatura estão descritos diferentes metodologias para a determinação de umidade, tais como métodos de destilação (Bidwell Sterling), químicos (Karl Fischer), físicos (IVcondutividade elétrica entre outros) e por secagem (estufa, IV, microondas e dissecadores). O método utilizado nessa análise foi a secagem em estufa e mufla. Baseia-se na remoção de água poraquecimento, onde o ar quente é absorvido por uma camada fina do material vegetal e é então conduzido para o interior por condução.
Cinzas se referem a resíduos inorgânicos remanescentes da queima da matériaorgânica, a determinação de cinzas totais destina-se a estabelecer a quantidade de substância residual não volátil no processo de incineração sem resíduo de carvão. Geralmente, a cinza contém cálcio,magnésio, ferro, fósforo, chumbo, cloreto, sódio e outros componentes minerais. A temperatura de incineração utilizada para a determinação do teor de cinzas foi de 450°C na mufla.Objetivos
Objetivo Geral
Preparação de placas cromatográficas.
Objetivos específicos
Verificar as semelhanças e diferenças entre as placas cromatográficas produzidas na aula prática com as produzidasindustrialmente.
Preparar o mais semelhante possível com as placas produzidas industrialmente.












Materiais e Métodos
Materiais

Balança analítica
Béquer
Sílica gel
Amido
Água destilada
Pera...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Umidade e teor de cinzas
  • Determinação do teor de umidade e cinzas de madeira
  • relatório de teor de lipídeos, umidade e cinzas da farinha de soja
  • umidade e cinzas
  • cinzas e umidade
  • umidade e cinzas
  • Teor de umidade
  • Teor de umidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!