teologia e saude

Páginas: 4 (925 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Esta resenha tem como objetivo abordar alguns estudos realizados no Brasil sobre a relação entre religião e saúde. Observa-se que a ligação da ciência com a teologia é fundamental para a melhoria daqualidade de vida.
Este tema está sendo muito discutido na Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 1983, na OMS, esta questão foi levantada, e o conceito de saúde era “um estado dinâmico completo debem-estar físico, mental, espiritual e social e não apenas a ausência da doença”. O novamente este tema foi discutido. Já foi elaborado um instrumento de avaliação de qualidade de vida, contendo 100itens, onde 4 se referiam ao quesito de religiosidade, espiritualidade e crenças pessoais. Essas perguntas tornaram-se um instrumento para medir o bem-estar e saúde, o que também é conhecido comoqualidade de vida.
A modernidade trouxe a evolução dos recursos da medicina. A doenças se modificaram, antigamente era mais comum as doenças infecto-contagiosas, atualmente as doenças crônicasdegenerativas, são mais comum. Ou seja, como essas doenças degenerativas não levam a morte imediatamente, houve um aumento significativo da expectativa de vida. Por este motivo, o ser humano começou aquestionar os fatores relacionados à qualidade de vida. Desta forma, o conceito de saúde está cada vez mais abrangente, são aspectos que vão além do estado biológico.
Atualmente, a religião não está maissendo vista como sistema defensivo ou de alienação. Seus papeis têm sido estudados tanto por cientistas sociais, quanto por pesquisadores das áreas de saúde mental. Existem evidências de que areligiosidade está associada à saúde mental. Em um estudo, de saúde mental, a religiosidade se destacou positivamente em 50% dos casos e negativamente 25% deles. Mas, a mesma também pode ser considerada como umfator de suicídio e abuso de drogas e álcool. Pesquisadores enfrentam uma certa dificuldade quando tentam definir espiritualidade, pois é muito relativo, depende da percepção do indivíduo com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • teologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!