TEMA TRANSVERSAL

Páginas: 5 (1190 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
DISCIPLINA: PARADIGMAS DO PROCESSO ARQUITETÔNICO
Professoras: Kláudia Perdigão e Selma Chaves
Aluna: Ana Cinthia Baetas
TEMA TRANSVERSAL MÉTODO

Introdução:
Assim como ocorreu com a “ordem” para arquitetura, também houve com os avanços tecnológicas e mudanças sociais e políticas a necessidade de se estabelecer métodos para a confecção do projeto. Vários textos são relevantes para se entender oque é esse novo método, quais seus tipos, o que influenciava a construção desses modelos e como é esta metodologia para o arquiteto com o passar dos anos.
Aspectos relevantes em cada texto:
Beatriz fala em seu texto de dois métodos usados para a elaboração de um projeto, seja de cidade, seja de um edifício. O Método tradicional, com origem nos tratados de Alberti e Vitrúvio, onde se acreditava queum projeto surgia da intuição dos arquitetos mas que esta baseava-se no uso que a obra teria, no lugar que seria implantada e a tipologia que seria usada; o Método sistemático tinha a influencias de várias técnicas como matemática, sociologia comunicação para sua elaboração, porém essa preocupação exacerbada produzia obras muitas vezes equivocadas em seus resultados. J Bonta e Broadbentacreditavam no uso dos dois métodos originando assim um processo de projeto ambiental, baseado no sistema humano, o ambiental e no sistema do edifício. Para Beatriz os sitemas são os mesmos e surgem da busca por uma sistematização do projeto, porém esses métodos devem originar projetos que encontrem uma harmonia entre o seu fazer e seu resultado.
Para Del Rio o ensino de arquitetura tem enfrentado sériosproblemas e sérias discussões principalmente no campo de ensino do projeto. Para ele a necessidade de ter metodologias claras no processo do pensar arquitetura é fundamental para que o produto seja de melhor resultado aos padrões contemporãneos. Para Del Rei, os métodos tradicionais priorizavam o produto e tinham sua concepção baseada na inspiração, na intuição no argumentos dos arquitetos o queele denominou de modelo intuitivo ou da caixa preta. A mudança paradigmática ocorreu a apartir do momento que todas as decisões, todo o processo se apresentou de maneira racional e o projeto teve seu foco no processo. Quando ele fala da criatividade no processo defende que tanto o modelo da caixa preta quanto da caixa transparente tem criatividade, o problema não é a existência ou ausência de umacriatividade mas na maneira como ela é exposta ou não, para ele a criatividade não deve ser o único fator preponderante no momento de projetar, mas deve ser um algo a mais. Del Rei não critica o modelo tradicional como um todo, apenas argumenta que ele pode ser utilizado, como o é, mas que este deve ser mais bem explicitado, apresentando assim uma racionalização no seu fazer, no seu processo.Christopher Jones já não busca em seu texto estipular um método adequado e sim uma linguagem comum entre os arquitetos. Ele cita o modelo da caixa preta, onde o arquiteto obtem resultados de forma intuitiva, porém não explica esta busca, tornando o seu pensar algo misterioso, e o modelo da caixa de cristal, para ele o método mais utilizado, que se apresenta de maneira mais racional e ordenada comsuas informações sejam ela de caráter intuitivo ou baseadas em técnicas. Este método com suas informações expostas permite que ao longo do processo se perceba prováveis equívocos, além de ter as idéias do arquiteto como um caso particular e não o elemento preponderante do projeto . Jones afirma que os dois métodos buscam soluções para um projeto mais adequado, mas defende que deve haver um controlepor esta busca e fala que o método deveria ser como um sistema auto-organizado, onde o projeto poderia ser dividido em partes mas que houvesse um ordenador.
Fil Hearn aborda em seu texto sobre o método racional do desenho de Durant e Viollet – le-Duc. Para ele Durant compunha um método que tinha a sua base na funcionalidade, sem esquecer sua expressão artística e levando em conta fatores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Temas Transversais
  • Temas transversais
  • Temas Transversais
  • Temas Transversais
  • Temas Transversais
  • Temas Transversais
  • temas transversais
  • TEMAS TRANSVERSAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!