paper edma 2015

Páginas: 13 (3011 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015

O ENSINO DE ARTES NA EDUCAÇÃO






RESUMO

A arte está presente na vida do ser humano desde sua concepção, em casa, na rua, na sociedade como um todo e principalmente na escola. A vivência artística na escola é de extrema importância para diversidade cultural, que cria inúmeras significações e produz em cada um a percepção da própria capacidade de transformação, além de proporcionar aoportunidade de desenvolvimento de potencialidades, comunicação e interação. A Arte nos move para a compreensão de um determinado tempo, de uma cultura e do modo como o artista apreendeu determinada realidade. Na escola, nos cabe tematizar estes elementos, ampliando os horizontes poéticos e culturais. O ensino de arte tem várias funções, dentre elas o fazer artístico, a história da arte e a apreciação oufruição artística.


Palavras-chave: Arte. Desenvolvimento. Cultura.




1 INTRODUÇÃO

O ensino de arte esta voltada para a educação do desenvolvimento do indivíduo, da formação de seu senso crítico e afetivo, está sendo desvalorizada. Muitas vezes as pessoas não são incentivadas a buscar dentro de si algo novo e criativo. Hoje a arte está presente na vida do homem diariamente, nas suas maisvariadas formas, e em todo lugar, seja na música, na dança, na literatura, no teatro, entra outras representações. De alguma forma a arte se faz presente no cotidiano. A arte configura-se em um conceito difícil de definir, pois inúmeras são as formas de enxergá-la e explicá-la, porém é possível destacar algumas considerações importantes sobre o assunto que veremos adiante ao longo do artigo. A artedestaca-se no processo educativo para o desenvolvimento da criança, além desse conhecimento, é fundamental que o docente compreenda como ocorre. A vivência artística na escola é de extrema importância para diversidade cultural, que cria inúmeras significações e produz em cada um a percepção da própria capacidade de transformação, além de proporcionar a oportunidade de desenvolvimento depotencialidades, comunicação e interação. O ensino de arte tem várias funções, dentre elas o fazer artístico, a história da arte e a apreciação ou fruição artística. A arte-educação promove todos esses aspectos em conjunto, visando uma formação mais consistente e ampla do indivíduo. A arte surge no mundo como forma de organização, como modo de transformar a experiência vivida em objetos de conhecimento quedemonstram sentimentos, percepção e imaginação. Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do ensino de artes na educação.



2 O ENSINO DE ARTES NA EDUCAÇÃO

A arte é a forma do ser humano expressar suas emoções, sua história, sua cultura. Ela pode ser representada através de várias formas como, na pintura, na escultura, na música, no cinema e nas artes. A presença história da arte podeser identificada desde os tempos das cavernas, quando os desenhos eram utilizados como forma de linguagem.

2.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Desde o começo da humanidade o ser humano já era criativo. Após seu surgimento, a arte foi evoluindo e ocupando um espaço na sociedade. A importância, bem como, a relevância da arte na infância se dá desde os primórdios da civilização e encontra-se presente desdeas propostas para as primeiras instituições de educação infantil, elaboradas por seus precursores. Em 1837, surge o Jardim de Infância, onde as crianças eram consideradas plantinhas de um jardim, cujo jardineiro seria o professor. A criança se expressaria através das atividades de percepção sensorial, da linguagem e do brinquedo. 
Froebel foi o primeiro educador a utilizar o brinquedo comoatividade nas escolas; as atividades de desenho e movimento e os ritmos eram muito importantes. Os blocos de construção eram usados pelas crianças nas suas atividades de criatividade. Trabalhava-se também com outros tipos de materiais como: papel, papelão, argila e serragem. Utilizou-se da música para educar as sensações e emoções.
A semana da Arte Moderna de São Paulo, em 1922 foi o marco para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PAPER 2015 01
  • paper estereótipos 2015
  • PAPER WALQUIRIA 2015
  • Exemplo de paper 2015
  • PAPER PRÁTICAS INCLUSIVAS 2015
  • Redacao Edma
  • Paper
  • paper

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!