Telemarketing

Páginas: 37 (9197 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2014
Telemarketing

Para iniciarmos o estudo do telemarketing, primeiro convém assimilar alguns conceitos básicos e construir uma visão um pouco mais abrangente da atividade. Melhor começar pelo marketing.
De uma maneira simplificada, pode-se dizer que o marketing tem como objetivo conquistar e manter clientes, satisfazendo suas necessidades e expectativas por meio dos produtos ou serviços que aempresa oferece.
O termo marketing começou a ser utilizado nos anos 50, nos Estados Unidos, para tratar uma série de questões que tinham relação com o desempenho das empresas no mercado e que não eram trabalhadas de forma sistemática por nenhum setor organizacional. Até então, a maior parte dos aspectos que passaram a ser considerados como relativos ao marketing era considerada comoresponsabilidade das áreas de vendas ou de propaganda.
O problema é que tanto vendas como propaganda são setores com objetivo muito bem definido dentro de uma organização. Ao setor de vendas cabe vender, utilizando os recursos que a empresa dispõe para isso, seja a loja em sistema de auto-serviço, seja a equipe de vendedores de loja, os vendedores externos ou outros meios para chegar ao cliente. O departamentode vendas deve, portanto, canalizar toda a sua energia para realizar a venda.
A propaganda, por sua vez, deve se concentrar em passar as mensagens da empresa para seu público-alvo da maneira mais atrativa e eficiente, com a melhor relação entre o custo de produção e a veiculação, entre o número de pessoas que recebem as mensagens e o nível de entendimento e memorização das mensagens por partedesse público. O foco da propaganda está na definição de quais mensagens transmitir, voltadas para que objetivo, imaginando qual retorno.

Marketing estuda todo o relacionamento da empresa com seu mercado, procurando conhecê-lo em profundidade e estabelecendo, a partir desse conhecimento, estratégias e planos de ação para atuar junto aos consumidores de forma abrangente, eficiente e economicamentelucrativa. O marketing ainda procura potencializar o desempenho das vendas e a imagem da empresa e de seus produtos ou serviços.
A implementação das estratégias e planos de ação de marketing pode ser executada pela força das vendas, da propaganda e de outros recursos de que a empresa disponha ou desenvolva para tal.
MARKETING = MERCADOLOGIA
Muito além de vender e divulgar um bemcomercializado, o marketing procura conhecer os desejos e necessidades dos consumidores, encantá-los, conquistá-los e torná-los fiéis quanto às suas escolhas de consumo. Para isso, trabalha procurando valorizar atributos como marca, imagem, qualidade de produtos e serviços.
A melhor tradução da palavra marketing é mercadologia, isto é, o estudo das questões relativas ao mercado, com o objetivo de acumularconhecimentos, interpretar dados, quantificar experiências e planejar estratégias relacionadas ao comportamento de consumidores, aos produtos e serviços disponíveis e à ação das empresas que atuam nesse ambiente.

O marketing está presente em nosso dia-a-dia. Ele pode criar expectativas, às vezes antes mesmo de o consumidor perceber que precisa, que deseja "algo" novo. O marketing existe na criaçãode uma marca, de um estilo, de um bem que o consumidor reconhece positivamente como "a sua cara". Está presente quando mostra as vantagens de um produto ou serviço, mas também quando expõe a própria marca da empresa ­por meio das ferramentas de comunicação - como um bem, independentemente do produto ou serviço a que esteja vinculado. Afinal, quantos não são os consumidores que compram apenas "pelamarca"?
Então, quando a empresa liga para o seu cliente, querendo saber se ele está satisfeito ou não com aquilo que comprou, se por acaso precisa de "mais alguma coisa" etc., está fazendo marketing, nesse caso, o chamado marketing de relacionamento.


UMA SIMPLES AÇÃO DE MARKETING
Através de uma chamada telefônica, a empresa registra e conhece melhor as peculiaridades de seu mercado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • telemarketing
  • telemarketing
  • Telemarketing
  • Telemarketing
  • Telemarketing
  • Telemarketing
  • Telemarketing
  • Telemarketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!