telecom

Páginas: 14 (3484 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2014
PERDAS NA LINHA DE TRANSMISSÃO

As linhas de transmissão são consideradas um tipo de transmissão espacial (direta). A impedância característica do espaço é de 377 OHMS. As impedâncias características das linhas de transmissão dependem do dielétrico e do espaçamento. O cabo coaxial é usado em quase todas as aplicações que se pode encontrar, ele é usado como linha de transmissão paratransmissores e a maioria dos receptores. Usa-se também nos receptores de tv, a linha com dois condutores paralelos, e o tipo mais usado tem uma impedância característica de 300 OHMS, enquanto os cabos coaxiais mais comum tem uma impedância característica de 50 ou 750 OHMS. O gráfico abaixo mostra a perda em algumas linhas de transmissão (linhas padronizadas pela maioria dos fabricantes). Os cabos coaxiaistem um conector específico para ser usado com conectores de impedância nos extremos do transmissor e da antena.












O gráfico demonstra que as perdas aumentam com a frequência e com o comprimento, por isso o comprimento da linha deve ser o menor possível, principalmente quando a frequência aumenta. Os cabos maiores são usados em potências elevadas (50 KW ou mais).
COEFICIENTEDE ONDAS ESTACIONÁRIAS – CASAMENTO
A impedância da linha (Zo) deve ser casada com a impedância da carga ou antena (Zant). Quando uma linha não termina em sua característica é considerada não casada e a carga não absorve toda a energia de RF que se propaga na linha. A linha de transmissão reflete a energia que não é absorvida e não é irradiada pela antena (carga). Se o transmissor estiver ligadoao extremo da linha estiver casado, a energia refletida será absorvida pelo mesmo. Do contrário, parte da energia será refletida, etc. A soma da onda refletida e a onda fornecida pela linha formam a onda estacionária e ela representa perda, pois não irradiada pelo espaço. A relação entre a onda fornecida a linha (onda incidente) e a onda refletida é conhecida como coeficiente de onda estacionária(SWR). A divisão da soma das tensões aplicada a linha e refletida pela diferença entre os mesmos valores é o coeficiente de tensão de ondas estacionárias (VSWR).

CASAMENTO DA IMPEDÂNCIA DA LINHA COM A DA ANTENA









O VSWR deve estar razoavelmente baixo nos transistores do estado sólido pois se o VSWR estiver elevado ele pode destruir os transistores. Eles devem funcionar sem cargaou mal casada. Para minimizar a interferência, os transistores usam uma carga fantasma com a impedância característica da linha de transmissão ou antena e que pode dissipar a potência do transmissor.
INTRODUÇÃO A MODULAÇÃO DE FREQUÊNCIA
Na modulação em frequência existem faixas laterais. Como a frequência da portadora é variada durante a modulação, muitas faixas laterais são produzidas, e suaanálise é muito complexa. Se uma portadora de fo igual a 1 Mhz for modulada em amplitude por um sinal de áudio de nível constante de 1 Khz(fm), serão produzidas duas faixas laterais de nível constante em 1,001 Mhz(fo+fm) e em 0,999(fo-fm), outras faixas serão produzidas de 1,002 Mhz(fo+2fm) e 0,998 Mhz(fo-2fm) e assim por diante. A grandeza dessas faixas diminui à medida que se distanciam dafrequência da portadora. A frequência e a amplitude do sinal modulador determinarão o conteúdo das faixas laterais de um sinal de FM.
Apesar de serem criadas várias faixas laterais, a potência total não pode exceder a potência da portadora sem modulação.










DETERMINAÇÃO DA PERCENTAGEM DE MODULAÇÃO
É a relação entre a amplitude da portadora sem modulação e a amplitude máxima (oumínima) da portadora com modulação. A percentagem de modulação é considerada 100% quando a amplitude pico-a-pico da portadora modulada varia entre zero e o dobro da amplitude da portadora sem modulação. A transmissão de áudio das estações de tv usa FM como uma modulação de +/- 25 Khz definida como 100%. Os sistemas de comunicação em FM de faixa estreita apresentam desvios tão pequenos como +/- 5 Khz....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Telecom
  • Telecom
  • Telecom
  • TELECOM
  • Telecom
  • Telecom
  • Telecom
  • Telecom

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!