tecnologia em rh

Páginas: 2 (468 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2013
Órgãos de Classe
Curitiba possui diversos órgãos de classe, surgidos em paralelo ao desenvolvimento e à consequente atuação de distintos setores e atividades econômicas na cidade, em especial apartir da década de 1970. Essas instituições, além de representarem seus respectivos segmentos profissionais, lhes oferecem apoio e serviços como capacitação, consultoria, realização de eventos e diversasoutras atividades capazes de fomentar o seu desenvolvimento.

Entre os principais órgãos de classe atuantes em Curitiba estão a Associação Comercial do Paraná (ACP), a Federação das Indústrias doEstado do Paraná (Sistema FIEP), a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio) e a Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (AECIC).

A Associação Comercial do Paraná é umadas instituições mais antigas do município. Criada em 1890, foi a terceira associação comercial estabelecida no Brasil. A entidade representa o comércio e presta serviços de proteção ao crédito comoo SEPROC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e o Videocheque (consulta a um registro nacional de cheques sem fundos, roubados, sustados e extraviados). Além disso, a ACP busca tratar dosinteresses dos empresários do comércio, promovendo convênios, campanhas e eventos que fomentem suas atividades.

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná é um grupo composto por diversas instituiçõesligadas ao desenvolvimento da indústria, tal como o Centro das Indústrias do Estado do Paraná (Ciep), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR), o Serviço Social da Indústria (SESI), oInstituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Universidade da Indústria (Unindus). Essa Federação, que oferece produtos e presta serviços de pesquisa e análises econômicas para as indústrias, fornece ferramentaspara o desenvolvimento de sindicatos empresariais e oferece serviços de educação, saúde, lazer, qualificação e capacitação profissional.

A Federação do Comércio do Estado do Paraná, fundada em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia no rh
  • TECNOLOGIA EM RH
  • Tecnologia em rh
  • Tecnologia rh
  • Rh tecnologia
  • Tecnologia em rh
  • Tecnologia em gestão RH
  • Novas tecnologia no rh

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!