Tecnica Projectiva Rorschah

5626 palavras 23 páginas
técnica projectiva , Rorschach

1

TÉCNICA PROJECTIVA DE RORSCHAH
Artigo de curso: Licenciatura em Psicologia
Janeiro, 2009
Patrícia Oliveira da Silva pospaz@hotmail.com Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa

RESUMO

O psicodiagnostico nos permite avaliar as funções psicológicas do indivíduo com o propósito de identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, para investigar a presença de psicopatologias. A prova de Rorschach, método qualitativo de carácter projectivo, muito utilizado na Psicologia Cientifica permite-nos avaliar os afectos, as emoções, nível de ansiedade e agressividade, e a angústia, inerentes da personalidade do indivíduo. O Objectivo deste trabalho é descrever sumariamente, utilizando-se da metodologia de prova de Rorschach o funcionamento psíquico duma jovem de 22 anos com queixas de frequentes mal estares (cefaleia, perturbações digestivas, vertigens e insónias).
Como resultados pretendemos observar em termos qualitativos características inerentes à personalidade do avaliado ao nível dos eixos cognitivos; de socialização e afectivo.
Palavra-chave: Rorschach, Técnicas Projectivas, Psicodiagnóstico.

TÉCNICA PROJECTIVA DE RORSCHAH

*Protocolo Natália: Cedido pelo departamento de psicologia da ULHT

técnica projectiva , Rorschach

2

A avaliação psicológica é entendida como a busca sistemática de conhecimento a respeito do funcionamento psicológico em situações específicas, que possa ser útil para orientação das acções e decisões futuras do indivíduo num processo de busca de dados, agrupando diferentes informações com três objectivos principais: conhecer o sujeito, identificar o problema e programar uma intervenção. (Feldman, R.S. (5ª Edição) Toda actuação psicológica é uma acção de intervenção cujo significado é dado pelas partes, o examinador e o examinado.
Contudo, o psicodiagnostico não é considerado como prática de intervenção, mas sim, como uma prática de investigação. (Gleitman, (1999)
O Rorschach, técnica

Relacionados