Tecidos animais

Páginas: 19 (4663 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Tecidos Animais

A partir dos três folhetos germinativos vai ocorrer uma diferenciação em tecidos, órgãos e sistemas de órgãos, formando o corpo do indivíduo plenamente funcional.
Apesar de todas as células apresentarem a mesma informação genética, dado que se formaram a partir do zigoto por mitose, a ordem pela qual se processa a “libertação” dessa informação difere, conduzindo àespecialização.
Cada gene pode ser ativado ou inibido, dependendo das condições em que se encontra, através de pontos de ligação a moléculas ativadoras ou inibidoras presentes nos DNA.
Ao contrário do que se referiu em relação às diferentes etapas da embriogénese, esta diferenciação ocorre em moldes bastante semelhantes nos vertebrados, sendo as estruturas formadas a partir de cada folheto germinativo asseguintes:

Ectoderme – sistema nervoso, órgãos dos sentidos, epiderme e estruturas associadas (pêlos, penas, escamas, cornos, cascos, etc.);
Mesoderme – esqueleto (ossos e cartilagens), músculos, sistema circulatório, sistema excretor, sistema reprodutor, derme;
Endoderme – epitélio de revestimento e glândulas do tubo digestivo, fígado, pâncreas, sistema respiratório, epitélios de revestimentodos sistemas excretor e reprodutor.

Os tecidos animais são conjuntos de células com a mesma origem e com funções idênticas. Cada tecido pode ser caracterizado pela forma, dimensão e estrutura das suas células.
Podem considerar-se os seguintes tipos básicos de tecidos animais: epiteliais, conjuntivos, musculares e nervoso.


05
Tecidos Epiteliais

Os tecidos epiteliais sãoformados por células poliédricas justapostas e com grande coesão devido ao grande número de desmossomas entre elas, sem irrigação e sem substância intercelular.
Formam normalmente camadas celulares contínuas, ligadas aos outros tecidos por uma matriz rica em proteínas e polissacarídeos - lamina basal. Por baixo destaca-se, geralmente, uma camada de tecido conjuntivo - lâmina própria -, contendo vasossanguíneos que nutrem o tecido epitelial.
Alguns dos epitélios apresentam características especiais, que aumentam o seu desempenho, como microvilosidades, cílios, etc. Este facto leva a que muitas células epiteliais apresentem polaridade (pólo apical pode apresentar cílios, por exemplo, ao contrário do pólo basal, virado para a lamina basal).
Existem epitélios ecto, meso e endodérmicos, que, deacordo com a sua função, podem ser:

Epitélios de revestimento - Revestem a superfície externa do animal, formando a epiderme, e revestem as cavidades internas do tubo digestivo, sistema respiratório e vasos sanguíneos. Estes tecidos protegem as estruturas internas do corpo, permitindo as trocas gasosas ou de nutrientes.
Dependendo do número de camadas celulares e da forma das célulassuperficiais, os epitélios de revestimento podem ser:

* Simples – composto por apenas uma camada de células;

Pavimentoso – células superficiais achatadas ou escamosas, como nos capilares sanguíneos ou peritoneu;

Cúbico – células superficiais altas e em forma de cubo, como nos tubos uriníferos;

Prismático – também designado por cilíndrico ou colunar, apresenta células superficiais altas,como no estômago ou intestino;

06

* Estratificado – composto por várias camadas de células, todas com origem na camada mais profunda – camada basal ou germinativa;

Pavimentoso – como na epiderme, cavidades nasal e bucal;

Cúbico – como na bexiga;

Prismático – como na uretra;

* Pseudo-estratificado – composto por uma única camada de células, todas diretamente assentes namembrana basal, mas com os núcleos a diferentes alturas, como nas vias respiratórias;

Epitélios Glandulares

Este tipo de epitélio deriva dos epitélios de revestimento, onde se diferenciam células especializadas na produção de substâncias. A produção dessas células é lançada para o seu exterior, pelo que são muito ricas em R.E.R. e complexo de Golgi.
A secreção glandular pode ser de vários...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecido animal
  • Tecido animal
  • tecido adiposo nos animais que hibernam
  • Tecido animal e vegetal
  • Extração de DNA em tecidos animais
  • Tecidos animais e vegetais
  • Histologia Animal
  • tecidos animais e revestimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!