TECIDO NERVOSO

Páginas: 7 (1616 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014

FACULDADE ZACARIAS DE GÓES












TECIDO NERVOSO














Valença – Bahia
Novembro 2014


DIONE LEAL








TECIDO NERVOSO


Trabalho apresentado a Faculdade Zacarias de Góes como requisito parcial obrigatório, a disciplina de Histologia do curso de Enfermagem, sobe orientação do professor Alexandre Aquino.










Valença –Bahia
Abril de 2014

TECIDO NERVOSO


 
O tecido nervoso é um conjunto de células do corpo humano, responsável por executar tarefas específicas em nosso organismo. Esta complexa estrutura é de fundamental importância para o bom funcionamento de nosso corpo, pois desempenha funções fundamentais, principalmente relacionadas a coordenação das atividades corporais.
O tecido nervoso écomposto por dois tipos de células: neurônios e células da neuroglia.



Funções do tecido nervoso
 
- Receber os estímulos externos e internos;
 
- Transformar os estímulos recebidos em impulsos nervosos;
 
- Passar estes impulsos nervosos para órgãos e tecidos responsáveis por executar as ações necessárias;
 
- Controlar de maneira direta e rápida as principais partes do corpo;
 
-Permite aos seres humanos a interação com o meio ambiente e outros seres vivos.


Neurônios: são células altamente excitáveis que se comunicam entre si ou com outras células efetuadoras, usando basicamente uma linguagem elétrica. A maioria dos neurônios possui três regiões responsáveis por funções especializadas: corpo celular, dentritos e axônios.
O corpo celular: é o centro metabólico doneurônio, responsável pela síntese de todas as proteínas neuronais. A forma e o tamanho do corpo celular são extremamente variáveis, conforme o tipo de neurônio. O corpo celular é também, junto com os dendritos, local de recepção de estímulos, através de contatos sinápticos.
Dendritos: geralmente são curtos e ramificam-se profusamente, a maneira de galhos de árvore, em ângulos agudos, originandodendritos de menor diâmetro. São os processos ou projeções que transmitem impulsos para os corpos celulares dos neurônios ou para os axônios. Em geral os dendritos são não mielinizados. Um neurônio pode apresentar milhares de dendritos. Portanto, os dendritos são especializados em receber estímulos.









Axônios: a grande maioria dos neurônios possui um axônio, prolongamento longo e finoque se origina do corpo celular ou de um dendrito principal. O axônio apresenta comprimento muito variável, podendo ser de alguns milímetros como mais de um metro. São os processos que transmitem impulsos que deixam os corpos celulares dos neurônios, ou dos dendritos. A porção terminal do axônio sofre várias ramificações para formar de centenas a milhares de terminais axônicos, no interior dosquais são armazenados os neurotransmissores químicos. Portanto, o axônio é especializado em gerar e conduzir o potencial de ação.

 Os neurônios podem ser classificados quanto a sua morfologia, dividindo-se em:
  Neurônios Multipolares: apresentam vários dendritos e um axônio. É o tipo mais comum.
  Neurônios Bipolares: apresentam um dendrito e um axônio, localizados em pólos opostos da célula.Encontrados nos gânglios coclear e vestibular, na retina e na mucosa olfatória.
  Neurônios Pseudo-unipolares: apresentam apenas um prolongamento citoplasmático, que próximo ao pericário bifurca-se em axônio e dendrito. Encontrados nos gânglios espinhais.
Citomorfologicamente o neurônio apresenta o núcleo arredondado e central. A cromatina nuclear é descondensada ( eucromatina), por isso, o seunúcleo é claro, deixando o nucléolo bem evidente.
Em neurônios do sexo feminino, encontra-se aderido à face interna do envoltório uma estrutura elétron-densa denominada cromatina sexual.
No citoplasma dos neurônios destaca-se em volta do Núcleo a presença do Complexo de Golgi que é visto apenas no citoplasma do pericário, não sendo observado no citoplasma dos dendritos, nem do axônio.
As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecido nervoso
  • Tecido Conjuntivo e Tecido Nervoso
  • Tecidos Nervosos
  • TECIDO NERVOSO
  • Tecido Nervoso
  • tecido nervoso
  • tecido nervoso
  • Tecido Nervoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!