TCC Vagner Modificado Tmm 04

Páginas: 16 (3918 palavras) Publicado: 7 de abril de 2015


UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI- CAMPUS XII
BACHARELADO EM ENFERMAGEM



VAGNER SANTOS DE ALMEIDA




NÍVEL DE ESTRESSE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL REGIONAL DE GUANAMBI








GUANAMBI
SETEMBRO/2013

VAGNER SANTOS DE ALMEIDA





Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Metodologia Científica II, ministrada pela docente Berta, para finsavaliativos como pré-requisito para a conclusão do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia – Campus de Guanambi.
Orientador (a): Prof. Ms. Thiago Martins Meira










GUANAMBI
SETEMBRO/2013


RESUMO

Na rotina hospitalar dos enfermeiros observa-se jornadas longas de trabalho associadas a ininterruptos plantões, além de condições precárias no ambiente hospitalar que podemlevar estes indivíduos a altos níveis de estresse, comprometendo sua saúde e a qualidade do serviço prestado.

Objetivo Geral: Avaliar o nível de estresse da equipe de enfermagem do Hospital Regional de Guanambi (HRG). Metodologia. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa. Os sujeitos serão profissionais que atuam na equipe de Enfermagem do HRG.
Espera-se que este trabalho possa inquietaras instituições hospitalares e a comunidade acadêmica, a fim de desenvolver estratégias que busquem sanar o sofrimento desses profissionais.
Palavras-chave: Enfermagem. Stress. Esgotamento Profissional. Risco Ocupacional (RO). Saúde do Trabalhador.

Qualidade de vida.











Sumário

INTRODUÇÃO
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Objetivos Específicos
REFERENCIAL TEÓRICOINTRODUÇÃO
O trabalho é uma pratica antiga e peculiar na vida do ser humano, ocupando parte relevante da vida, sendo muitas vezes encarada como fonte de sofrimento, fadiga e estresse e de prazer para outros (DO PRAZER AO SOFRIMENTO NO TRABALHO DA ENFERMAGEM:o discurso dos trabalhadores/ Adriane Inês KESSLERb, Suzane Beatriz Frantz KRUG/pg- 49 ou 1)
As condições de trabalho podemocasionar enfermidades aos trabalhadores, dentre elas as de características psíquicas que são determinadas pelos elementos organizacionais, biológicos, físicos e de imprevistos ocorridos no trabalho. Diante disso, podem-se associar as enfermidades psicossomáticas ao processo de estresse (DEJOURS, 1992). Somando a essas condições, vale ressaltar que as organizações contemporâneas do ofício de saúdeconferem condições e pressões que em sua maioria não se encontram visíveis, porém as mesmas tem uma tendência de se naturalizar por essa equipe (SANTOS & DAVID, 2011). Além do mais, essa equipe está envolvida por grande responsabilidade psíquica que é cuidar da vida de outras pessoas (DEJOURS, 1992)
No dia a dia de rotina de trabalho dos profissionais de enfermagem, observa exaustiva jornadas deplantões, sobrecarga de tarefas alinhada a condições precárias, ora de recursos humanos ou materiais, tendo que ainda conviver com a dor e sofrimento alheio cominando em um estresse que compromete a qualidade dos serviços prestados (DO PRAZER AO SOFRIMENTO NO TRABALHO DA ENFERMAGEM:o discurso dos trabalhadores/ Adriane Inês KESSLERb, Suzane Beatriz Frantz KRUG/pg- 50 ou 1)
O Estresse ocupacional évisto como a relação entre o sujeito e ambiente trabalho, no qual esse é analisado como ação dispendiosa e excessiva aos recursos desse individuo e com isso o mesmo esta exposto a risco do seu bem estar(COSTA & MARTINS,2011).
Sabe-se que a importância de pesquisa sobre essa temática esta relacionada aos resultados negativos que o mesmo poderá ocasionar durante o exercício do trabalho, dentre elesos relacionados às atividades laborais e pessoas, quanto aos relacionados à atividade laboral vale destacar a queda da produtividade e qualidade dos cuidados prestados, enquanto que as de caráter pessoal observa-se a perda da saúde psicológica e física desse indivíduo (COTRIM, et al,2003).
Vale ressaltar que o estudo da manifestação do estresse ocupacional entre enfermeiros pode ajudar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • VAGNER TCC
  • Tcc Modificado
  • TCC Final Modificado
  • TCC Camila Furlan 04
  • Aula 04 Metodologia de um TCC
  • TCC KELLY FINAL 04
  • TCC 04 06 2015
  • Tcc Ultima Atualizacao 04

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!