Relat Rio Civil VIII

Páginas: 2 (421 palavras) Publicado: 7 de abril de 2015
DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA E EDUCAÇÃO NA ERA DOS MERCADOS
Carlos V. Estevão
Professor da Universidade do Minho, Braga, Portugal
RELATÓRIO

Nossos tempos são tempos excessivos, comsuperabundância de acontecimentos e de espaços, que deixam pouca margem de pensamento e reconhecimento do outro. É uma sociedade de sensações onde o espaço emocional é agora o espaço por excelência, substituindo oespaço da confrontação ideológica e da racionalidade. O que interessa é o novo, o conflitual, o escandaloso. Vivemos, pois, num mundo já interpretado dado pelos meios de comunicação que dizem comodeve ser nossa realidade.
A era dos mercados ou da globalização neoliberal também se dá ao nível do conhecimento, este agora se preocupa com o objeto, com a ordem; ele é, sobretudo, mercadoria. Afragmentação do conhecimento em geral fragiliza a eficiência e desloca os objetivos das políticas públicas. O cidadão não é mais sujeito de direito e sim um mero “cliente” das políticas públicas. Todos osindivíduos são apenas produtores e consumidores. Nesta sociedade composta de indivíduos que agem como mercadorias vivas, a política, a civilidade e as relações afetivas são meros espasmos do mercado.Afinal, como poderia ser diferente se todos se definem, exclusivamente, por suas atividades e virtudes econômicas?

A ditadura econômica promovida pela corrida ao crescimento e ao desenvolvimentotem impedido também que o homem esteja no centro dessas políticas, perpetuando estados de misérias e caos social. É a sociedade do Homo Oeconomicus (homem econômico), cujas ações regem-se pelas leisdo mercado e pelo pensamento cartesiano. Essa sociedade se orienta pelas esferas da legalidade, da moralidade e de todas as lutas em favor da sobrevivência. O processo de fragmentação do conhecimento,legitimado pelas políticas públicas, engendram-se nessa sociedade moral que não favorece a ética. Há, portanto, necessidade da ressurreição da ética para a construção de uma sociedade formada pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELAT RIO PIM VIII
  • Relat Rio 2 De Materiais De Constru O Civil
  • ATPS Civil VIII
  • Civil VIII ETAPA 2
  • Trabalho Te Rico Civil VIII
  • ATPS Direito Civil VIII
  • CIVIL VIII QUEST ES
  • Relat Rio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!