TCC Taylor

Páginas: 10 (2288 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014


COLÉGIO SANTOS DUMONT
CURSO TÉCNICO DE MECATRÔNICA










Teoria da administração científica –
Taylor
Alberto Pinafi Neto
Alexandre Mendes
Alex Firmino
Anderson Tiago da Silva
Clayton Rossato Rinaldi
Érico Henrique Caon Guedes
João Cícero



Profº Paulo Sérgio Zeferino
Orientador

Indaiatuba, 03 de Junho de 2009
Administração científica - Taylor
Trabalho deconclusão apresentado como parte das atividades desenvolvidas ao longo do aprendizado, no curso de Técnico em Mecatrônica do Colégio Santos Dumont.

Prof. orientador: Paulo Sérgio
Indaiatuba, 2009
Agradecimentos
Agradecemos, cada um de nós, aos outros membros do grupo por terem realizado o trabalho com afinco e produzido resultados de qualidade.

RESUMO
A história da evolução daadministração cientifica, até a presente data, reclama uma palavra de advertência. O mecanismo da administração não deve ser confundido com a sua essência ou filosofia subjacente... o mesmo mecanismo que produzira, em um caso, quando a serviço dos princípios da administração cientifica, os maiores benefícios, conduzira ao insucesso ou desastre se for erroneamente orientado. Centenas de pessoas têm confundidoo mecanismo do sistema com sua essência.




Sumário

Introdução 4
1 Da obra de Taylor 5
1.1 Primeiro Período 5
1.1.2 Segundo Período 6
2 Administração como Ciência 7
2.1 Princípios da Administração Científica 7
2.2 Princípios da Administração Científica de Taylor 7
2.3 Princípios Básicos de Ford 8
2.4 Princípios da Exceção 8
3 Organização Racional do Trabalho 9
3.1 OsPrincipais Aspectos da Organização do Trabalho 9
3.1.1 Analise do Trabalho e Estudo dos Tempos e Movimentos 9
3.1.2 Estudo da Fadiga Humana 9
3.1.3 Divisão do Trabalho e Especialização do Operário 9
3.1.4 Desenho de cargos e tarefas 10
3.1.5 Incentivos Salariais e prêmios de produção 10
3.1.6 Condições Ambientais de Trabalho 10
3.1.7 Padronização de Métodos e de Máquinas 10
3.1.8 SupervisãoFuncional 10
4 Conclusão 12
5 Bibliografia 13


Introdução
Este trabalho tem objetivo relatar as principais contribuições dadas pela chamada Administração Cientifica para as organizações, onde observamos o advento do método cientifico como fator de organização do trabalho operário.
Criado por Frederick Winslow, a Escola de Administração Científica vem à inaugurar o principio de divisão dotrabalho, sendo depois aperfeiçoada por Henry Ford com a criação da chamada linha de montagem, como podemos observar na citação de Ford em seu livro: “ O minério sai da mina no Sábado e é entregue sob a forma de carro, ao consumidor, na Terça-feira, à tarde”.
Colocando uma grande ênfase sobre a tarefa buscando assim uma maior eficiência nas etapas do processo produtivo, a administraçãocientífica utiliza a chamada Organização Racional do Trabalho como instrumento de aperfeiçoamento das tarefas criando um novo modo de produção em grande escala, denominado produção em série, que condicionaria a produção industrial dos séculos à frente.
  

1.Da obra de taylor
Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915) , o fundador da administração cientifica, nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos.Criado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança, iniciando sua vida profissional como operário em 1878, na Midvale Steel Co., chegando a engenheiro em 1885, formando-se Stevens Institute.
Naquela época, estava na moda o sistema de pagamento por peça ou por tarefa. Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa e os operários, por seu turno,reduziam a um terço o ritmo de produção das máquinas, procurando contrabalancear, desta forma o pagamento por peça determinado pelos patrões.
Chiavenatto divide a obra de Taylor em dois períodos:

1.1 Primeiro Período de Taylor
O primeiro período corresponde a época da publicação do seu livro SHOP MANAGENT (Administração de Oficinas) 1903, onde se preocupa exclusivamente com as técnicas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Taylor
  • Taylor
  • Taylor
  • Taylor
  • Taylor
  • Taylor
  • Taylor
  • Taylor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!