basquete

Páginas: 5 (1206 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
E.E.STELLA MATUTINA
BASQUETE



PROF:WALLACE VIEIRA
ED:FÍSICA
NOME:NATHAN P.B. ROCHA
Nº:38
SERIE:1ºA


NANUQUE,30 DENOVEMBRO DE 2014



CAPITULO 1:HISTÓRIA DO BASQUETE
O basquetebol ou bola ao cesto é um esporte colectivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield, Massachusetts, EstadosUnidos.FOI INVENTADO que os alunos pudessem praticar em um local fechado, pois o inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Beisebol e do Futebol Americano.


CAPITULO2:FUNÇÃO E POSIÇÃO DE CADA JOGADOR:
Armador ou base é como o cérebro dos jogadores. Planeja as jogadas e geralmente começa com a bola. Em inglês essa posição é conhecida como point guard ou simplesmente PG.Ala e ala/armador ou extremos jogam pelos cantos. A função do ala muda bastante. Ele pode ajudar o base, ou fazer muitas cestas. Em inglês essas posições são conhecidas comosmall forward ou simplesmente SF e shooting guard ou simplesmente SG.
Ala/pivô e Pivô ou postes são, na maioria das vezes, os mais altos e mais fortes. Com a sua altura, pegam muitos rebotes, fazem muitos afundaços (enterradas)e bandejas, e na defesa ajudam muito com os tocos. Em inglês essas posições são conhecidas como power forward ou simplesmente PF e center ou simplesmente C.



Capitulo3:torneio e campeonatos e histórico do Brasil:
Os principais torneios do basquete são:NBA,Campeonato Mudial de Basquete,Basquete nos jogos Olimpicos e NBB
O surgimento do basquete no Brasil se deu com a presença de AugustoShaw, um norte-americano formado na Universidade de Yale como bacharel em artes, mas que pode ter grande conhecimento sobre o basquete na época em que estudava. Cerca de dois anos depois, recebeu um convite para trabalhar no Mackenzie College, tradicional escola de São Paulo, onde conseguiu com que o brasileiros adotassem o esporte criado por seu conterrâneo.
Entre as mulheres, anova modalidade foi aprovada de imediato, o que acabou causando um impasse entre os rapazes, que movidos pelo intenso machismo da época, não aceitavam um esporte que as mulheres também pudesse praticar.
Além disso, ainda tinha a concorrência do futebol, o esporte mais preferível da época. Com muito trabalho e organização, Augusto Shaw, conseguiu montar a primeira equipe do Mackenzie em 1896.

O Brasil esteve notopo da modalidade esportiva nas décadas de 50 e 60, com a seleção masculina e na feminina teve sua geração de ouro na década de 90.
A partir de então, o basquete foi ganhando espaço e mais adeptos no Brasil. Em 1922, houve a primeira convocação da seleção brasileira, para atuar na comemoração do Centenário do Brasil participando dos Jogos Latino-Americanos.
Neste torneio continental,realizado em dois turnos, o Brasil  sagrou-se campeão, demonstrando qualidade e empreendimento com sua equipe.
No ano de 1933, fundou-se a Federação Brasileira de Basquetebol, no Rio de Janeiro, a qual teve sua nomenclatura renovada para Confederação Brasileira de Basquetebol.




Capitulo4:Caracteristicas do basquete:
Pontuação - Um cesto é válido quando a bola entra pelo aro, por cima. Um cestode campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,25 m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.
Duração do jogo – Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada (Na NBA, são 12 minutos), com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com uma duração de 15 minutos, e com intervalos de doisminutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.
ligas profissionais usam uma bola com 74,9 centímetros de circunferência e que pesa 623 gramas.

Capitulo5:Fundamentos do Basquete:
Drible
Drible de progressão – Utilizado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Basquete
  • Basquete
  • basquete
  • O Basquete
  • basquete
  • Basquete
  • basquete
  • basquete

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!