cartografia

Páginas: 5 (1144 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Cartografia II
Trabalho 2
Alunos: Elen Rubia, Terence Jorge e Valmir Costa
INTRODUÇÃO
Os artigos analisados tratam de trabalhos científicos sobre o tema desertificação. Apesar de abordarem o mesmo tema foram realizados por pesquisadores de áreas distintas de estudo, sendo respectivamente dois na área de Geografia, um na área de Agronomia e outro na área de Educação. Mas, que não deixam dese relacionarem, pois ambos pesquisam no sertão nordestino, possuem objetivos semelhantes que tentam identificar as possíveis causas da desertificação e mesmo que parte não seja da área da Geografia inevitavelmente acabam se envolvendo diretamente com esta, devido ao grande número de estudos sobre desertificação desenvolvidos por esta ciência. No artigo que trata sobre Educação os autores procuramdesenvolver uma proposta de Educação Ambiental para sala de aula através da análise dos processos de desertificação associado ao desaparecimento de uma espécie nativa de árvore, o mororó. Já os autores da Geografia a partir da análise de variáveis ambientais como cobertura vegetal, fertilidade e classe do solo procuraram identificar áreas sensíveis aos processos de desertificação, no entantoapesar dos objetivos semelhantes os trabalhos são em localizações distintas e possuem extensões diferentes. Um realizado no município de Conceição no sertão paraibano e outro realizado em toda porção sul do estado do Ceará abrangendo vários municípios. Já os autores da área de ciências agrícolas realizaram uma análise comparativa dos índices climáticos x desertificação, também abordando a coberturavegetal como uma das variáveis, entre municípios compreendidos em uma única bacia hidrográfica no Estado da Paraíba, a bacia do Taperoá.
Ambos os trabalhos ao tratarem da definição do que é desertificação cita a referência utilizada pela Agenda 21 e pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, onde se diz que é “a degradação da terra nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas,resultante de vários fatores, entre eles as variações climáticas e as atividades humanas".
Todos os pesquisadores desenvolveram os estudos nas áreas com níveis de susceptibilidade à desertificação de moderada a alta considerada pelo Plano Nacional de Combate à Desertificação. Tratando-se das áreas semiáridas e subúmidas do Nordeste brasileiro. Ao identificar suas respectivas áreas de estudo emseus trabalhos os autores utilizaram imagens cartográficas de localização territorial. A partir da observação de tais imagens este trabalho tem por objetivo identificar suas características e seu contexto em relação aos assuntos abordados, desenvolvendo de forma crítica uma análise sobre a utilização dos mapas na produção científica com base nos textos lidos em sala de aula.
ANÁLISE
Ao analisaros mapas contidos nos artigos, pode-se dizer que todos eles têm por objetivo indicar ao leitor a localização da área de estudo sobre desertificação. Os autores Souza, Silans e Santos utilizaram uma imagem cartográfica da bacia hidrográfica do Rio Taperoá, no Estado da Paraíba, para demonstrar a área onde ocorreu a coleta dos dados pluviométricos e sua relação com a desertificação. No texto aimagem está junto à descrição da bacia, informando suas coordenadas geográficas, área de abrangência da bacia, dados climatológicos, tipo e situação da vegetação e quais municípios a compõe. Travassos e Souza, responsáveis pelo estudo sobre fertilidade do solo e sua relação com a desertificação, utilizaram junto ao relato dos procedimentos metodológicos um mapa do Estado da Paraíba com destaque para omunicípio de Conceição. Foi informado que neste município foram realizadas coleta de solo em cinco pontos amostrais. Da mesma forma, Sá, Cunha, Taura e Drumond, utilizaram um mapa representativo da região onde aconteceu a pesquisa, identificando os municípios do sul do Ceará, os estados fronteiriços e localização da área em perspectiva nacional e regional. Foi informado no texto os níveis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cartografia
  • Cartográfia
  • Cartografia
  • Cartografia
  • Cartografia
  • Cartografia
  • cartografia
  • cartografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!