TCC SOBRE BDI

Páginas: 39 (9631 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2013
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
BDI Benefício e Despesas Indiretas
CBUQ Concreto Betuminoso Usinado a Quente
CEF Caixa Econômica Federal
COFINS Contribuição Financeira e Social
CSLL Contribuição Social sobre o Lucro Líquido
DOUDiário Oficial da União
DERSA Desenvolvimento Rodoviário S.A.
IE Instituto de Engenharia
IRPJ Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica
ISS Imposto Sobre Serviços
LDI Lucro e Despesas Indiretas
NB Norma Brasileira
PISPrograma de Integração Social
PVA Polyvinyl Acetate
PVC Polyvinyl Chloride
TCU Tribunal de Contas da União


SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO
Nos mais diversos segmentos da construção civil há um número elevado de empresas construtoras concorrentes de preço ofertados ao mercado, no qual, o cliente ou comprador previamentepesquisa preços e negocia a contratação com a base nesta informação. Nesse caso, a empresa vencedora precisa gerenciar seus custos para manter a possibilidade de lucro e manter-se no mercado.
O orçamento de uma obra civil é composto por dois componentes: custo diretos, despesas indiretas e benefícios. Os custos diretos correspondem aos gastos com materiais, mão-de-obra e equipamentos utilizados naexecução de um serviço, conforme determinam o projeto executivo, as normas técnicas e os memoriais descritivos. Enquanto que o segundo componente, constituído pelas despesas indiretas e acrescido dos benefícios, denominados BDI, é um percentual aplicado sobre o custo direto, e tem como finalidades cobrir as despesas indiretas e o lucro da empresa.
A metodologia convencional utilizada para aelaboração de orçamentos consiste na determinação dos custos diretamente envolvidos para a realização dos serviços e no acréscimo, a estes custos, de um percentual que venha a cobrir os demais custos e despesas não discriminadas. A determinação desse percentual deve levar em consideração as características e particularidades de cada obra, uma vez que sua incidência, nos custos diretos, será a responsávelpela determinação do preço final. Este tem como função, por tanto, espelhar os custos e despesas indiretas envolvidos na realização dos serviços, além de suprir despesas eventuais e garantir a lucratividade prevista pelo construtor.
Esse trabalho procura demostrar os processos de orçamentação, que possam atender as exigências do mercado e que satisfaça a necessidade atual da legalização do processode contratação dos serviços, enfatizando-se o estudo da formatação do BDI, na determinação do preço de venda nos orçamentos de obras.

2 JUSTIFICATIVA
Atualmente, as pequenas, médias e grandes empresas competem entre si nesse mercado para sua sobrevivência, investindo em tecnologias desde a fase de planejamento de uma obra até a sua execução, nos sistemas da qualidade e outros meios e setoresda construção civil que se desenvolveram ao longo dos anos, para continuarem ativas no setor da indústria da construção civil.
No entanto, para manterem-se no mercado as empresas necessitam ofertar preços competitivos para execução de obras civis. E para obter êxito nessa concorrência é fundamental reduzir ao mínimo os custos dos serviços com controle adequado de qualidade para obtenção de umretorno financeiro capaz de mantê-las em atividade, com consistência.
Nessa redução de custos e controle das atividades da empresa, torna-se necessária a atenção no processo orçamentário de obras civis pelas empresas. E de acordo com esses autores, a construção civil ressente da falta de um método analítico que determine com a exatidão o preço a propor para os serviços de engenharia. Além disso,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudo sobre o BDI
  • Estudo sobre bdi
  • tcc sobre virologia
  • PLANEJAMENTO DO TCC sobre fotografia
  • tcc sobre gesso
  • TCC sobre mundo das startups
  • TCC SOBRE MOTIVAÇÃO
  • Trabalho sobre resumo de um tcc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!