TCC Felipe Fagundes TMD FINAL 1

Páginas: 19 (4736 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015



Centro de Exatas e Tecnologia

Tecnologia e Mídias Digitais



M-Learning: Aprendizado na era da mobilidade

Ambiente colaborativo de aprendizado de línguas







Felipe Fagundes Ciabotti
RA00047404
Introdução

A primeira forma de aprendizado a distância envolvia somente mídia impressa, de acordo com Moore e Kearsley (2007, pag. 25) "caracteriza-se pela oferta de cursos quefazem uso de material impresso, o qual era entregue aos alunos via correio, também de denominados "estudo por correspondência" ou "estudo independente" caracterizando uma educação a distancia individualizada". No Brasil temos como pioneiros no assunto o Instituto Monitor que segundo seu site oficial se deu origem quando o imigrante húngaro Nicolás Goldberger veio ao Brasil com um conhecimento deeletrônica e após se instalar na cidade de São Paulo, decidiu expandir disseminar o seu conhecimento através do rádio, que era a tecnologia da época, fundando em 1939 o Instituto Radiotécnico Monitor que além do rádio, o curso acompanhava algumas apostilas e um kit, não espessificado no site. Logo em seguida, fundado em 1941 o Instituto Universal Brasileiro também fez parte dessa primeira geração deensino a distância, distribuindo seu material majoritariamente em mídia impressa e pelos correios.

Algumas décadas depois, houve um crecimento das mídias auditivas como o rádio. Um exemplo é o Projeto Minerva, iniciado em 1970 na época da Ditadura Militar. Já no final da década de 1970, as mídias visuais como a televisão, por exemplo o “tele-curso 2000 da Fundação Roberto Marinho” originada em1978.

“Histórico da Educação da Distância (http://www.escolanet.com.br/sala_leitura/hist_ead.html)”

Com o crescimento e a popularização da internet, novos métodos e estratégias de educação têm sido desenvolvidos para facilitar o aprendizado à distância. Segundo Tarouco (2004, pag. 1)” é “através do surgimento e da disseminação de tecnologiasde informação e comunicação em redes informatizadas (...) foi possível a ampliação da infraestrutura para o escopo do ensino a distância” criando-se o E-learning.

Com esse novo meio de aprendizado, ampliaram-se as possibilidade de uso tanto de software e hardwares para a educação. Com esse novo ambiente ampliando cada vez mais, essa tecnologia chegou a dispositivos móveis tais como tablets oucelulares, criando uma nova categoria, o M-Learning (Mobile Learning).

Objetivo

Criar um ambiente virtual para a prática de línguas para aparelhos móveis com o intuito de aprender e praticar línguas estrangeiras com pessoas nativas, ou de amplo conhecimento, tendo como foco as tecnologias emergentes e as novas formas de ensino proporcionadas por elas. Este trabalho dedica-se a apresentar oaprendizado informal via internet como nova forma de processo educacional, além de apontar tecnologias que viabilizam a troca de informações entre usuários voltadas para o ensino informal.

Outro aspecto importante deste trabalho é avaliar os benefícios e malefícios de uma rede aberta e participativa, muitas vezes sem um intermediário com o conhecimento profissional analizando os pontos positivos enegativos de um aprendizado auto-didata. Este trabalho também tem como objetivo demonstrar como as relações entre usuários se dão em um ambiente instrucional e as estratégias que estes usam para se promover, visto que cada vez mais estes ambientes precisam da interação entre usuários, criando uma relação simbiótica. A simbiose, segundo Krukemberghe do site Brasil Escola é um termo biológico significandouma relação mutualmente vantajosa.

“Mutualismo, ou também denominado por simbiose, é uma interação ecológica interespecífica, ou seja, entre organismos de diferentes espécies, ocorrendo de forma obrigatória e harmoniosa, permitindo vantagens recíprocas para as espécies envolvidas.”

Isso pode ser aplicado ao tema como uma interação entre usuário que traga benefícios ou conhecimentos a ambas as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TCC Felipe Gargiulo Final ESPM
  • TCC Final 1
  • TCC Final 1
  • tcc 1 final
  • tcc final 1 corrigido
  • TCC 1 Final
  • TCC Individual 2 Felipe Vers o Final
  • TCC Dener Felipe 05 12 13 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!